Imóvel residencial ou comercial: em qual é melhor investir?

Tempo de leitura: 3 minutos

Investir no mercado imobiliário é um desejo cada vez mais comum para os brasileiros, especialmente em um momento no qual a economia mostra bons sinais de recuperação. Esse segmento segue como um dos mais valorizados do mercado. No entanto, há uma dúvida comum às pessoas que estão entrando nesse segmento: é mais vantajoso apostar em um imóvel residencial ou comercial?

São duas alternativas bastante diferentes, com características e vantagens únicas, mas que, quando bem escolhidas, podem proporcionar uma ótima margem de lucros para os proprietários, sobretudo em médio e longo prazo. Confira o conteúdo a seguir e descubra um pouco mais sobre essas opções.

Imóvel residencial

Quando você opta por investir em um imóvel residencial, as possibilidades de ter bons rendimentos são excelentes. Normalmente, isso ocorre por meio da renda passiva, recebendo o aluguel de um inquilino, que é uma pessoa física que resolve viver na sua unidade e, consequentemente, pagar um valor por isso.

Facilidade na locação

Um dos pontos fortes de quem prefere apostar em um imóvel residencial, no lugar de um comercial, é que, nesse tipo de unidade, a facilidade em achar um locatário costuma ser maior. Isso ocorre por um motivo muito simples e lógico: todo mundo precisa de um lugar para viver, não é verdade?

Dentro desse contexto, as imobiliárias e portais de imóveis estão repletos de interessados em locar uma casa ou um apartamento, garantindo uma demanda alta e relativamente constante, mesmo em períodos de baixa na economia ou de oscilações no mercado.

Como escolher um imóvel residencial

Se você deseja investir em um imóvel residencial para aumentar seu patrimônio e ter lucros no futuro, é importante prestar atenção a alguns pontos. A localização é o principal deles e o ideal é que a propriedade fique em um bairro que desperte interesse e proporcione boa qualidade de vida.

Também não podemos nos esquecer da unidade em si. Ela deve ter, preferencialmente, uma planta funcional, boa qualidade de acabamento e uma decoração contemporânea, sem exageros ou personalizações.

Imóvel comercial

O imóvel comercial é aquele que o proprietário pode locar para uma pessoa jurídica, ou seja, alguém que abrirá um negócio, como uma loja, uma empresa, um escritório ou um consultório. A finalidade da propriedade é diferente, o que implica, logicamente, que algumas características não sejam iguais às de unidades residenciais.

Contratos mais longos

Uma das vantagens dos imóveis comerciais é que, em linhas gerais, eles proporcionam contratos de locação mais extensos. Isso ocorre por duas razões. Primeiramente, o estabelecimento precisa criar o ponto, ou seja, fazer com que seus clientes saibam os serviços que são oferecidos no local.

A outra questão é logística, uma vez que os comerciantes não terão muita facilidade se precisarem se mudar constantemente e, com isso, levar a mobília, o estoque, refazer a decoração ou trazer a papelada, entre outras coisas.

Como escolher um imóvel comercial

Para escolher um imóvel comercial, você deve estar atento a algumas características. É interessante, por exemplo, que ele fique próximo a áreas centrais, visto que esses são locais muito procurados por empreendimentos. Também é importante que, no caso de lojas, haja um espaço para o estoque.

Como você pôde perceber, tanto o imóvel residencial quanto o comercial têm suas vantagens e podem ser excelentes oportunidades para quem deseja investir e ganhar bons dividendos no futuro.

E agora, decidiu entre investir em um imóvel residencial ou comercial? Gostou do conteúdo? Então, confira nosso artigo sobre imóveis de luxo ou convencionais!

 

Oportunidades Valore Imóveis comercial e residencial, confira!

Loja de 470,00m² à venda no Funcionários | Valor: R$ 3.660.000,00

Loft de 1 quarto, 43,00m² à venda no Cruzeiro | Valor: R$ 480.000,00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *