Belo Horizonte continua sendo uma das capitais mais procuradas do Brasil para quem deseja morar em uma cidade que una qualidade de vida com excelentes possibilidades de entretenimento e educação. Por isso, saber como está o mercado de locação residencial e comercial na região centro-sul de BH pode ser muito interessante.
Os bairros dessa área estão entre os mais valorizados do município e possuem diferenciais incríveis, que os mantém com uma demanda relativamente alta, mesmo em períodos mais conturbados da nossa economia. Confira o conteúdo a seguir e descubra um pouco mais sobre o tema.
O mercado imobiliário na região centro-sul
É praticamente impossível falar do segmento de imóveis de Belo Horizonte sem falar do mercado imobiliário da região centro-sul. Essa é uma das áreas mais valorizadas da cidade e, até mesmo quem não mora em BH já ouviu falar de bairros como a Savassi, Belvedere, Anchieta, Carmo, Sion, Cidade Jardim, Santa Efigênia e muitos outros.
Não é difícil perceber, portanto, que muitas dessas localidades possuem metros quadrados valorizados e proporcionam, para moradores e visitantes, algumas qualidades muito desejáveis nos dias de hoje, como segurança, tranquilidade, praticidade, beleza arquitetônica, dinâmica e facilidade no acesso.
Esse último quesito, aliás, é um dos pontos fortes da região centro-sul de BH. A grande maioria dos serviços que uma pessoa necessita estão por lá e é possível, na maioria das vezes, fazer tudo a pé ou a apenas alguns minutos de carro. Por ali, ficam ótimas escolas, restaurantes renomados, diversos supermercados e as mais famosas lojas de grife.
As suas grandes avenidas que se conectam a quase todos os arredores da capital mineira e ali mesmo estão diversos locais de interesse, como os shoppings Pátio Savassi, BH Shopping e Diamond Mall, também fica ali algumas das praças mais famosas da cidade, como a Praça do Papa, da Liberdade e a Praça da Assembleia.
Muitas das casas e apartamentos mais buscados por compradores ou locadores ficam em áreas com bares e restaurantes de padrão internacional, além de algumas boates e casas noturnas. Essa é uma área incrível, que faz parte da história da cidade e que atrai turistas do mundo inteiro.
A volta do crescimento imobiliário em BH
Com a crise econômica que o Brasil experimentou nos últimos tempos, o mercado imobiliário de Belo Horizonte ficou estagnado, como aconteceu em praticamente todo o país. No entanto, nos últimos meses, o segmento começou a demonstrar sinais claros de recuperação.
A região metropolitana, sobretudo no centro-sul, vem tendo números promissores, tanto em imóveis vendidos quanto locados, sem esquecer das unidades na planta. Os consumidores estão mais confiantes, uma vez que os bancos e instituições financeiras voltaram a liberar o crédito com mais facilidade e com melhores taxas.
Estabelecimentos comerciais também estão em alta
Não são só as casas e apartamentos da região centro-sul de BH que estão tendo uma procura grande no momento. Os estabelecimentos comerciais também estão em alta depois do ciclo econômico instável, o número de novos negócios também está crescendo. Isso mostra que essa área consegue unir, sem problemas, sua vocação residencial com a comercial.
Os moradores e visitantes possuem uma boa renda per capta e estão aptos a absorverem empreendimentos dos mais variados gêneros. São bairros pujantes, nos quais o empreendedor tem excelentes possibilidades de negócios.
Por que você deve apostar na região centro-sul?
Qualidade de vida
É praticamente impossível falar da região centro-sul de BH sem falar em qualidade de vida, visto que é por ali que ficam alguns dos bairros que estão bem posicionados nesse quesito, em Minas Gerais, e até mesmo no Brasil. Morando lá, você tem à sua disposição os melhores estabelecimentos públicos e privados da capital.
Os melhores hospitais e praças também estão localizados nessa região, além de alguns locais propícios para a prática de atividade física, como é o caso da famosa Avenida Bandeirantes e a área de proteção ambiental do Parque das Mangabeiras. Os clubes são outro ponto alto, como o Minas I e II, além do Olímpico, do Mackenzie e do Círculo Militar.
Educação de alto nível
Outro aspecto que alavanca o mercado de locação residencial e comercial na região centro-sul de BH é que essa área proporciona uma educação de alto nível para os moradores. São bairros com uma rede escolar estruturada, com boas instituições, tanto de iniciativa privada quanto do poder públicos, do ensino básico até o superior.
Você pode encontrar unidades do Colégio Loyola, do Dom Silvério, Santo Agostinho e Santo Antônio. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é outro destaque, pois é uma das melhores do Brasil. Outras instituições de renome nacional são a PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica), a FUMEC, o IBMEC e a Fundação Dom Cabral.
Ruas seguras e tranquilas
Por fim, outro ponto que ajuda a aquecer o mercado de locação residencial e comercial na região centro-sul de BH é que as ruas dos bairros são bastante seguras e muito pacatas, sobretudo quando comparadas a outras capitais do Brasil. Mesmo BH sendo uma cidade grande, ainda há um ar de tranquilidade e paz de um município menor.
Normalmente, quem vive ali tem a vantagem de contar com um pouco menos de preocupação em relação aos índices de criminalidade e outros problemas de violência urbana. Além disso, muitas propriedades e condomínios possuem bons sistemas de monitoramento, como câmeras, alarmes e portaria virtual.
Como você pôde ver, o mercado de locação residencial e comercial na região centro-sul de BH está voltando a crescer e tem características excepcionais, possuindo excelentes opções para quem quer investir, aumentar o seu patrimônio e aplicar bem o seu dinheiro.
Gostou de conhecer um pouco melhor o mercado de locação residencial e comercial na região centro-sul de BH? Quer receber outros artigos como esse em primeira mão? Então não deixe de assinar a nossa newsletter!