Compra de imóvel: o que homens e mulheres priorizam ao escolher

A compra de imóvel é uma arte sui generis. Ou seja, cada comprador tem suas próprias necessidades, limitações e preferências.

Da mesma forma que homens e mulheres tendem a se portar de forma diferente em relacionamentos interpessoais, na forma de cuidar de questões pessoais, na escolha de uma casa ou apartamento suas prioridades também podem divergir.

Quando se trata de um casal, encontrar essas diferentes prioridades em um mesmo imóvel pode ser um grande desafio, mas fundamental para a realização de um excelente negócio.

Mas, o que homens e mulheres analisam na escolha de um imóvel? Confira em nosso artigo.

A diferença entre os gêneros masculino e feminino importa

Diversas pesquisas já convergiram para o mesmo entendimento: o cérebro de homens e de mulheres tende a funcionar de formas diferentes. Óbvio que não se trata de uma regra intransponível ou invariável. Mas entender essas diferenças pode facilitar a compra de imóvel para um casal, por exemplo.

Enquanto o cérebro masculino tende a ter um funcionamento mais analítico, a mente feminina se pauta mais pelos processos emocionais.

Isso não quer dizer que um é melhor do que o outro. Muito pelo contrário, são complementares, pois o ideal é que homens e mulheres trabalhem, de forma equivalente, ambos aspectos do cérebro.

As prioridades dos homens são mais limitadas

De modo geral, ao buscar um imóvel, os homens se atém às informações de precificação e pagamento do bem. É comum que racionalizem o potencial de valorização do bem para justificar se aquele investimento imobiliário é interessante ou não.

Além disso, também valorizam ambientes amplos — principalmente a sala de estar, para receber os amigos, e os espaços externos, como condomínios com opções de lazer.

Recentemente, com a quebra de paradigmas masculinos, muitos homens têm incluído a cozinha em sua lista de prioridade, pois adquiriram o prazer de cozinhar.

As exigências femininas costumam ser mais amplas

Ao contrário dos homens, as mulheres tendem a avaliar os imóveis de forma mais holística, não se atendo apenas a algumas características estruturais.

Elas também se importam com preço do bem e opções de financiamento imobiliário — afinal, cada vez mais, elas têm participação maior ou exclusiva na renda do lar.

No entanto, as mulheres avaliam, principalmente, a qualidade do acabamento e a conservação do bem, além de itens de segurança do imóvel, como acesso por biometria em condomínios.

Outros fatores decisores para elas são a presença de comércio nas proximidades, comportamento da vizinhança, facilidade de acesso e até presença de espaço kids.

São elas que já avaliam se no futuro os filhos terão fácil acesso às escolas e faculdades ou segurança em transitar pelas ruas da redondeza do imóvel.

O processo de decisão de homens e mulheres na compra de imóvel

Sabe aquele famoso costume de homens em evitar perguntar coisas a terceiros? Ele também tende a se aplicar ao processo de compra de imóvel.

Enquanto homens tendem a buscar opinião, no máximo, do corretor que está o atendendo, o processo de decisão das mulheres costuma ser mais demorado, solicitando opinião de amigos e familiares.

No entanto, quando se trata de um casal, é a mulher que tende a ter papel decisivo na compra do imóvel. Talvez se deva ao fato de que, culturalmente, ela acaba ficando mais responsável pelo lar.

Se você e seu companheiro ou companheira estão tendo dificuldades em escolher um imóvel para comprar, não se preocupem. Isso é normal, pois trata-se de uma decisão difícil. O importante é lembrar que é fundamental conciliar a compra de imóvel com a família, atendendo as expectativas dos casal.

Mas, se a discordância persistir, busquem o auxílio de profissionais experientes em entender às necessidades de casais e oferecer imóveis ideais para ambos, como a Valore Imóveis. Entre em contato conosco para que possamos ajudar vocês a fazer a melhor escolha.

Compartilhe esse post:

Envie uma mensagem!

    Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

      Artigos relacionados

      4 de dezembro de 2025
      Como vender seu imóvel mais rápido?

      Vender um imóvel pode parecer simples, mas em um mercado competitivo como o de Belo Horizonte, com compradores cada vez mais informados e exigentes, a velocidade da negociação depende de estratégia, preparação e muita divulgação profissional. 👉 Mais do que definir o preço correto, vender rápido significa destacar o seu imóvel em meio a centenas […]

      Continue lendo
      4 de dezembro de 2025
      O que valoriza um imóvel na hora da venda?

      A decisão de vender um imóvel envolve mais do que estipular um preço. O valor final percebido pelo comprador é resultado de uma combinação de fatores que vão desde a localização até a forma como o imóvel é apresentado ao mercado. Em uma cidade marcada por contrastes — bairros tradicionais e valorizados como Lourdes, Funcionários, […]

      Continue lendo
      3 de dezembro de 2025
      Aluguel ou financiamento? Descubra qual é a melhor opção para você

      Na hora de escolher entre alugar ou financiar um imóvel, surge uma dúvida comum: “Vale mais a pena pagar aluguel para sempre ou transformar esse valor em investimento no meu próprio imóvel?” No mercado, é comum ouvir a frase: “É melhor pagar prestação do que aluguel, já que no aluguel você paga para outra pessoa, […]

      Continue lendo
      © 2024 | Valore Imóveis | Desenvolvido por Impacto Marketing Digital.
      Av. dos Bandeirantes, 505 - Sion, Belo Horizonte/MG
      CRECI: 3366
      envelope linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram