Compra de imóvel: o que homens e mulheres priorizam ao escolher

Tempo de leitura: 3 minutos

A compra de imóvel é uma arte sui generis. Ou seja, cada comprador tem suas próprias necessidades, limitações e preferências.

Da mesma forma que homens e mulheres tendem a se portar de forma diferente em relacionamentos interpessoais, na forma de cuidar de questões pessoais, na escolha de uma casa ou apartamento suas prioridades também podem divergir.

Quando se trata de um casal, encontrar essas diferentes prioridades em um mesmo imóvel pode ser um grande desafio, mas fundamental para a realização de um excelente negócio.

Mas, o que homens e mulheres analisam na escolha de um imóvel? Confira em nosso artigo.

A diferença entre os gêneros masculino e feminino importa

Diversas pesquisas já convergiram para o mesmo entendimento: o cérebro de homens e de mulheres tende a funcionar de formas diferentes. Óbvio que não se trata de uma regra intransponível ou invariável. Mas entender essas diferenças pode facilitar a compra de imóvel para um casal, por exemplo.

Enquanto o cérebro masculino tende a ter um funcionamento mais analítico, a mente feminina se pauta mais pelos processos emocionais.

Isso não quer dizer que um é melhor do que o outro. Muito pelo contrário, são complementares, pois o ideal é que homens e mulheres trabalhem, de forma equivalente, ambos aspectos do cérebro.

As prioridades dos homens são mais limitadas

De modo geral, ao buscar um imóvel, os homens se atém às informações de precificação e pagamento do bem. É comum que racionalizem o potencial de valorização do bem para justificar se aquele investimento imobiliário é interessante ou não.

Além disso, também valorizam ambientes amplos — principalmente a sala de estar, para receber os amigos, e os espaços externos, como condomínios com opções de lazer.

Recentemente, com a quebra de paradigmas masculinos, muitos homens têm incluído a cozinha em sua lista de prioridade, pois adquiriram o prazer de cozinhar.

As exigências femininas costumam ser mais amplas

Ao contrário dos homens, as mulheres tendem a avaliar os imóveis de forma mais holística, não se atendo apenas a algumas características estruturais.

Elas também se importam com preço do bem e opções de financiamento imobiliário — afinal, cada vez mais, elas têm participação maior ou exclusiva na renda do lar.

No entanto, as mulheres avaliam, principalmente, a qualidade do acabamento e a conservação do bem, além de itens de segurança do imóvel, como acesso por biometria em condomínios.

Outros fatores decisores para elas são a presença de comércio nas proximidades, comportamento da vizinhança, facilidade de acesso e até presença de espaço kids.

São elas que já avaliam se no futuro os filhos terão fácil acesso às escolas e faculdades ou segurança em transitar pelas ruas da redondeza do imóvel.

O processo de decisão de homens e mulheres na compra de imóvel

Sabe aquele famoso costume de homens em evitar perguntar coisas a terceiros? Ele também tende a se aplicar ao processo de compra de imóvel.

Enquanto homens tendem a buscar opinião, no máximo, do corretor que está o atendendo, o processo de decisão das mulheres costuma ser mais demorado, solicitando opinião de amigos e familiares.

No entanto, quando se trata de um casal, é a mulher que tende a ter papel decisivo na compra do imóvel. Talvez se deva ao fato de que, culturalmente, ela acaba ficando mais responsável pelo lar.

Se você e seu companheiro ou companheira estão tendo dificuldades em escolher um imóvel para comprar, não se preocupem. Isso é normal, pois trata-se de uma decisão difícil. O importante é lembrar que é fundamental conciliar a compra de imóvel com a família, atendendo as expectativas dos casal.

Mas, se a discordância persistir, busquem o auxílio de profissionais experientes em entender às necessidades de casais e oferecer imóveis ideais para ambos, como a Valore Imóveis. Entre em contato conosco para que possamos ajudar vocês a fazer a melhor escolha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *