Biometria em condomínios: entenda como funciona e quais são as vantagens

Tempo de leitura: 4 minutos

A segurança é um item fundamental na hora de escolher onde morar. A biometria em condomínios é uma ferramenta muito utilizada atualmente tanto para promover maior segurança aos moradores quanto para facilitar o acesso seguro ao edifício e o trabalho do porteiro. Essa tecnologia, antes usada apenas em grandes edifícios comerciais, já é uma realidade nas residências.

Você sabe como funciona o uso de biometria e quais são os principais tipos existentes no mercado? Neste post, mostraremos alguns detalhes sobre a biometria em condomínio, apresentando ainda as vantagens de morar em um prédio com esse recurso de segurança. Tem interesse no tema? Siga conosco e fique por dentro do assunto!

Saiba como funciona a biometria

A biometria é um método de identificação pessoal que utiliza as características físicas e individuais das pessoas para identificá-las e controlar o acesso. Para isso, é possível usar a impressão digital (mais comum), ou a leitura da retina, da voz ou da face.

Ao optar pela biometria, é feito um cadastro de cada pessoa autorizada a acessar o ambiente — uma máquina registra esses dados. Em um leitor biométrico, uma espécie de scanner capta e arquiva o desenho da digital, da íris, da face ou outras características.

Inúmeros edifícios já estão atualizados quanto a essa tecnologia e, ao contar com a ajuda de empresas especializadas no mercado imobiliário, é possível encontrar apartamentos que já tenham leitor biométrico como item de segurança.

Entenda os modelos disponíveis no mercado

A biometria dos olhos faz uma leitura da íris de cada pessoa e a fotografa a partir de uma iluminação infravermelha. A dos dedos, por sua vez, capta as linhas da impressão digital por meio do leitor biométrico, enquanto a das mãos capta as dimensões, formatos e até marcas dessa parte do corpo humano. Por fim, a da face faz o reconhecimento das marcas e dos traços do rosto de cada um.

Conheça as vantagens do sistema

Como as características identificadas pela biometria são próprias de cada indivíduo, essa tecnologia é considerada uma das mais eficazes para a identificação e o reconhecimento de uma pessoa. Abaixo, saiba mais sobre as vantagens do sistema.

Gera segurança e controle de acesso

Se um edifício tem o acesso controlado apenas por chaves ou por senha de segurança, há risco de outras pessoas não autorizadas o acessarem. É o caso de alguém que foi assaltado e teve a chave do apartamento retirada. Na biometria isso não acontece. Se alguém tentar acessar a propriedade, a máquina necessariamente terá que identificar o indivíduo, impedindo enganos e a ação de aproveitadores. As chances de fraude são mais remotas.

Facilita e assegura o trabalho do porteiro

Muitas vezes acaba sendo responsabilidade do porteiro do prédio autorizar ou não a passagem de alguém pela portaria. Como qualquer ser humano, ele pode acabar se enganando e autorizar quem não deveria. Com a biometria, ou você foi previamente registrado para ter acesso ao local ou tem que estar acompanhado de alguém — no caso de edifícios residenciais, do próprio morador, que permitirá a entrada do convidado.

Ajuda no registro de datas e horários

Isso já é comum entre quem bate ponto em uma empresa, mas a biometria em condomínios também pode registrar o horário e a data de acesso de alguém ao prédio, o que pode ser aplicado a funcionários ou para o controle da segurança dos filhos. Usualmente, o sistema biométrico oferece relatórios sobre seu uso e funcionamento.

Controlar e garantir que apenas pessoas previamente registradas acessaram o prédio e em qual momento isso aconteceu são algumas das principais vantagens da biometria em condomínios. Como a segurança é uma preocupação geral da população, vale investir nessa tecnologia.

Agora que você já sabe como funciona a biometria em condomínios, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mercado imobiliário e dos empreendimentos oferecidos pela Valore Imóveis. Clique AQUI.

 

Oportunidades Valore Imóveis à venda com biometria em condomínios, confira!

Apartamento de 3 quartos, 123,40m² à venda no Funcionários | Valor: R$ 1.350.000,00

Apartamento de 4 quartos, 124,00m² à venda no São Pedro | Valor: R$ 1.173.553,00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *