Comprar imóvel antes do casamento ou depois? Saiba como decidir!

Tempo de leitura: 6 minutos

O momento de adquirir uma casa ou apartamento e de ter uma vida independente da família é algo extremamente valioso na vida de qualquer um. Como isso geralmente acontece quando decidimos compartilhar nossa existência com a pessoa que amamos, é comum ter dúvidas se é mais vantajoso comprar imóvel antes do casamento ou depois.

O fato é que as duas alternativas contam com pontos positivos, mas também têm aspectos um pouco mais complicados que não podem ser desconsiderados. Você e o seu cônjuge também estão vivenciando esse tipo de dilema? Então não deixe de conferir esse conteúdo que preparamos para vocês!

Preparem-se bem financeiramente

O primeiro passo para quem deseja adquirir um imóvel, seja antes ou depois do casamento, é se preparar bem financeiramente. O ideal é que vocês dois já tenham as suas economias todas planejadas antes de realizar qualquer escolha, com receitas, despesas e demais gastos muito bem planificados.

Somente dessa maneira é que será possível decidir qual é o capital disponível para custear uma casa ou um apartamento, sem que isso estoure o futuro orçamento familiar de vocês dois. Em linhas gerais, recomenda-se que o valor de uma prestação nunca ultrapasse 30% da renda líquida total do casal.

Definam exatamente o que o casal quer

O segundo passo para quem quer saber se deve comprar imóvel antes do casamento ou depois, é definir, de uma vez por todas, o que o casal quer exatamente, ao menos na fase inicial dessa união. Para isso, vocês podem fazer uma lista de prioridades, levando em conta não apenas o momento presente, mas também o futuro.

Questionem se preferem casa ou apartamento, quantos filhos desejam ter, se querem ter animais de estimação, quantos cômodos para visitantes serão necessários para atender às duas famílias e se as vagas de garagens são essenciais. Somente cruzando essas informações com o saldo bancário dos dois, vocês podem tomar uma decisão racional.

Lembrem-se de que o planejamento é essencial

Poder planejar tudo com calma é muito importante na hora de comprar um imóvel e, por isso mesmo, nem sempre fazer essa aquisição antes do casamento pode ser a melhor alternativa. Esse é um momento no qual o casal estará muito preocupado com as mudanças naturais que a situação pede, com a festa, com a lua de mel, entre outros itens.

Além de tudo, é fundamental lembrar que todo esse processo pode ser bem exaustivo. Diante dessa realidade, talvez esperar para tomar essa decisão depois do casamento, com a rotina já estabilizada e com maiores condições de planejar o futuro de forma mais segura, pode ser mais apropriado para que vocês acertem em cheio na escolha.

Iniciem a construção do patrimônio

Outro ponto importante que não pode ser menosprezado é que, ao adquirir uma propriedade enquanto casal, você e seu cônjuge estarão dando início ao seu patrimônio. Não é difícil perceber, portanto, que muitas pessoas optem por fazer isso antes mesmo do casamento, como uma espécie de pontapé inicial da composição de uma família.

Caso você compartilhe desse sentimento, pode ser interessante comprar um imóvel antes do casamento, sobretudo se você achar uma unidade, ainda que pequena, que esteja com preço baixo ou uma negociação que proporcione algumas facilidades, como um financiamento com juros baixos ou uma transação direto com a construtora.

Avaliem a localização do imóvel

Muitos especialistas afirmam que a localização é o fator mais importante para a valorização e a procura de qualquer propriedade no mercado imobiliário, e eles não falam isso à toa. Dois imóveis extremamente parecidos podem ter valores completamente distintos se um ficar em um bairro nobre e outro em um local marginalizado.

Por isso, é importante que vocês deem o peso adequado a esse item ao decidirem se vão comprar imóvel antes do casamento ou depois. Opte por um lugar que atenda às necessidades de vocês no presente e no futuro, avaliando a proximidade do trabalho e de pontos de interesse, como escolas, mesmo que ter filhos ainda seja um plano.

Prestem atenção aos custos extras

Muita gente, sobretudo pessoas que estão comprando o primeiro imóvel, se esquece de que o valor de venda é apenas o começo dos gastos que você terá com aquela propriedade. Embora a economia com o aluguel seja significativa e essa compra seja bastante vantajosa em médio e longo prazos, conhecer os custos extras é fundamental.

Não se esqueça das despesas adicionais, como os gastos com o IPTU e a taxa de condomínio, por exemplo, que costuma ser bastante elevada nos grandes centros urbanos. É muito importante que vocês se antecipem e estejam preparados também para eventuais imprevistos.

Pesquisem tanto quanto puderem

Uma máxima do setor imobiliário diz que, antes de finalizar qualquer transação, você deve pesquisar tanto quanto puder. Por isso, pode ser interessante que você compre o imóvel depois do casamento, pois essa decisão confere mais tempo ao casal para mapear as oportunidades e achar a casa ou apartamento dos sonhos.

A internet, por exemplo, pode ser uma poderosa aliada nessa busca, sobretudo por conta do imenso número de portais imobiliários que temos hoje no Brasil. Mesmo que você prefira fechar negócio com uma empresa consolidada no mercado, esses sites ajudam a ter uma noção de preços em seus locais de interesse.

Negociem com empresas de confiança

Por fim, independentemente de optar por comprar imóvel antes do casamento ou depois, é fundamental que vocês façam isso com a ajuda de quem realmente entende do mercado imobiliário. Esse é um setor muito valorizado e ter o auxilio de um corretor de imóveis e dos demais profissionais do ramo, evita muitas dores de cabeça no futuro.

Eles otimizam a procura por unidades que atendam ao seu perfil e economizam tempo ao cruzar as suas demandas com as propriedades disponíveis nos locais que vocês desejam. Também auxiliam nas dúvidas e dão conselhos para que vocês façam a melhor aquisição e possam, finalmente, viver felizes para sempre!

E agora, decidiu se é melhor comprar um imóvel antes do casamento ou depois? Quer fazer essa aquisição com uma empresa que tem expertise e credibilidade no mercado? Então não deixe de entrar em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *