Entenda como funciona o financiamento de imóvel na planta

Tempo de leitura: 6 minutos

Está pensando em adquirir sua primeira unidade imobiliária, mas não sabe como tomar a decisão? Pois saiba que o financiamento de imóvel na planta é uma opção viável e segura, caso seja realizada com cautela pelo comprador.

Muitas pessoas têm buscado maneiras de aplicação do seu capital de forma a salvaguardar seus rendimentos. Isso porque essa modalidade de investimento ainda é a mais eficaz.

Ficou curioso? Continue a leitura e entenda como funciona o financiamento de imóvel na planta, quais benefícios ele oferece e como você pode realizar a aquisição com total segurança. Acompanhe!

Como funciona o financiamento de imóvel na planta?

Esse tipo de financiamento é ideal para quem deseja constituir um patrimônio de maneira que seu capital não sofra com as altas e baixas do mercado imobiliário. A grande quantia aplicada faz com que o comprador tenha que analisar as diversas opções com bastante cuidado.

Portanto, escolher uma unidade que ainda esteja na planta é uma alternativa viável. Para isso, é fundamental economizar ao máximo os recursos para evitar contratempos na hora da compra.

No caso de imóveis ainda não finalizados, o comprador deve estar ciente de que essa é uma aquisição de uma unidade que ainda constitui uma promessa por parte da construtora. Portanto, alguns riscos podem existir caso não seja feita uma ampla pesquisa do mercado imobiliário, da empresa e dos valores requisitados.

Geralmente, os preços nessa modalidade saem mais em conta do que adquirir um imóvel já pronto. Isso porque a valorização da unidade tende a aumentar ao longo do tempo. Esse tipo de financiamento apresenta algumas particularidades, confira:

  • antes da entrega, o comprador paga apenas os valores referentes à entrada e as primeiras parcelas do imóvel;
  • a construtora responsável pelo empreendimento e pela venda das plantas deve, comumente, isentar os juros das parcelas antes da entrega da chave — devendo, apenas, aplicar a correção de acordo com o Índice Nacional de Construção Civil (INCC);
  • quando do recebimento do imóvel e das chaves, o comprador deve optar pelo tipo de financiamento ideal para o seu bolso, ou pelo pagamento à vista da unidade.

Quais são os benefícios?

A modalidade oferece inúmeros benefícios, e eles podem ser potencializados caso os compradores optem pela mesma instituição financeira da construtora. Isso garantirá maior vantagem sobre os juros, prazos e parcelas, pois quem adquire um imóvel na planta tem a garantia de contar com a redução das taxas.

A seguir, confira outros benefícios ao adquirir um imóvel na planta:

  • melhores condições de pagamento;
  • possibilidade de personalizar o imóvel antes mesmo de ser finalizado;
  • facilidade no pagamento da entrada;
  • melhor planejamento com o cronograma das obras;
  • aquisição de imóveis modernos e construídos com materiais de maior qualidade.

É necessário que o comprador atente a alguns cuidados para realizar um bom negócio. Vamos a eles?

Como realizar o financiamento com segurança?

Diante do alto valor despendido na compra de um imóvel, a negociação deve ser bem planejada para evitar riscos ao comprador. Ninguém deseja perder um grande investimento ou, até mesmo, uma poupança de longa data, apenas por não estar atento a alguns simples detalhes, não é mesmo?

A seguir, confira o que é necessário para não sofrer imprevistos na escolha da sua unidade imobiliária.

Tenha um bom planejamento financeiro

Antes de tudo, busque por um financiamento que caiba no bolso e que está de acordo com o seu orçamento. Lembre-se de não comprometer mais de 30% da sua renda com os valores das parcelas. Além disso, verifique cautelosamente as vantagens que cada construtora oferece para que sua escolha seja ainda mais segura.

Pesquise a credibilidade da construtora

Apostar em um negócio sem analisar a credibilidade da construtora caracteriza altos riscos para o comprador. Por isso, evite lançar-se a um empreendimento desse tipo caso você não sinta confiança na empresa. Averigue na internet se existem reclamações contra a instituição financeira e se ela é comprometida com seus clientes.

Leia todas as cláusulas do contrato

Quando o assunto é contrato, muitas pessoas se assustam com a quantidade de cláusulas e detalhamento das informações que dizem respeito ao imóvel. Mas é essencial que o comprador esteja atento a todos os dados apresentados, evitando assim surpresas futuras.

Para isso, separe um tempo em que possa realmente dedicar-se à uma leitura mais criteriosa do negócio. Se possível, peça auxílio de um profissional, como um corretor ou imobiliária ou, até mesmo, um advogado especializado nesses casos.

Separe a documentação necessária

Para iniciar o financiamento do imóvel, é necessário separar e providenciar alguns documentos que comprovem a viabilidade do comprador diante da aquisição. Entre eles estão RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento (se for o caso), certidões referentes a débitos federais, entre outros.

Contrate uma imobiliária para auxiliar no processo

Sem dúvida, contar com o auxílio de uma imobiliária na intermediação entre o cliente e a construtora é importante para que o processo decorra de maneira segura e dentro da lei. Assim, não hesite em contratar uma equipe qualificada e experiente nesse tipo de negociação.

Com a ajuda da imobiliária, é mais provável fechar um bom negócio e adequar o valor do imóvel ao seu orçamento, a fim de que você consiga realizar o pagamento sem sofrer com altas taxas de juros no futuro. O importante, nessa modalidade, é entender que todos os detalhes importam, pois é o seu capital que estará em risco.

Averigue tudo: se a construtora é comprometida com os prazos de entrega, se realiza cobranças indevidas aos clientes ou, até mesmo, se existem históricos de devolução por insatisfação dos compradores.

O financiamento de imóvel na planta é uma excelente opção para garantir uma unidade com juros baixos e valores acessíveis. Lembre-se de que é essencial contar com o auxílio de uma imobiliária para não errar na escolha e colocar em risco o seu patrimônio. Seguindo nossas dicas, certamente ficará mais fácil apostar em um empreendimento com maior segurança!

Gostou do conteúdo? Entre em contato com a Valore Imóveis e descubra como podemos ajudar você a adquirir o seu primeiro imóvel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *