Entenda a importância da vistoria de imóveis no processo de locação

Tempo de leitura: 3 minutos

As transações do mercado imobiliário brasileiro envolvem, em linhas gerais, valores bastante consideráveis, pois esse é um segmento bastante valorizado por aqui. Dentro desse contexto, compreender adequadamente qual é a importância da vistoria de imóveis no processo de locação pode ser muito importante.

Essa etapa ajuda a trazer mais transparência para o negócio e faz com que todos fiquem mais seguros, já que tanto o proprietário quanto o inquilino terão a garantia de como a propriedade está e em que estado ela deve ser devolvida. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre esse tema.

O que é a vistoria de imóveis?

A vistoria de imóveis é o ato de avaliar uma propriedade, ou seja, de um profissional especializado observar os detalhes de uma casa ou um apartamento que está sendo negociado, verificar se ele possui boas condições de habitabilidade e analisar o estado geral das estruturas e de tudo o que se encontra dentro da unidade.

É um instrumento de proteção, tanto no caso de uma locação quanto em uma venda. A vistoria de imóveis pode ser feita por um corretor, por um engenheiro ou um arquiteto, por exemplo. Apesar de não ser obrigatória, é uma atitude muito comum e bem-vista no mercado, pois traz segurança para todas as partes envolvidas na transação.

O que é avaliado na vistoria de imóveis?

Uma vistoria de imóveis tem como objetivo principal a avaliação da infraestrutura geral da unidade em seus mínimos detalhes, pois mesmo danos pequenos podem ser o início de problemas maiores no futuro. Dentro dessa realidade, é de muito importante considerar a situação dos seguintes itens:

Condições gerais

O primeiro item a ser avaliado na vistoria de imóveis é o estado geral da propriedade, ou seja, como estão alguns componentes cruciais para a habitabilidade do local. O profissional analisa itens como a parte estrutural, a fachada, colunas, vigas e possíveis pontos de desgaste ou de falhas.

Ele também verifica a presença de problemas como bolor, mofo e infiltração, especialmente em cômodos com os banheiros e a cozinha, uma vez que ambos contam com muitos encanamentos.

Sistema elétrico

O sistema elétrico é outro item muito importante na construção civil, e é um ponto a ser avaliado em uma vistoria de imóveis. A atenção aqui é redobrada, pois os danos causados na caixa de energia ou na fiação podem gerar sérios riscos para o futuro morador e sua família.

O profissional analisa as condições das tomadas e dos condutores como um todo, checando se existe algum fio exposto ou evidências de curtos-circuitos ou alguma improvisação na rede.

Pinturas e revestimento

Durante a vistoria de imóveis a pintura também é muito avaliada, sobretudo nas áreas que são expostas ao tempo e à chuva, pois são locais que podem descascar com mais facilidade.

Geralmente, quando uma unidade é posta para locação, é normal que proprietários deem uma repaginada na decoração, a qual é feita uma nova demão de tinta.

Sistema hidráulico

O sistema hidráulico também é um item que pode custar muito dinheiro em caso de necessidade de uma reforma. Por isso, é muito importante estar atento a esse aspecto durante a vistoria de imóveis e procurar por possíveis vazamentos.

Pontos escuros na pintura, por exemplo, podem indicar a presença de umidade e, consequentemente, de infiltrações. Também é indicado checar as válvulas dos vasos sanitários, as torneiras e os chuveiros, além da canalização de esgoto.

E agora, entendeu melhor a importância da vistoria de imóveis? Quer contar com ajuda de quem entende? Então entre em contato com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *