Escolha de imóvel comercial: o que você deve levar em conta?

Tempo de leitura: 4 minutos

Seja para abrir um negócio, se adequar ao momento atual do empreendimento ou mesmo para investir no setor imobiliário, a escolha correta de um imóvel comercial é ponto chave.

Isso porque, diferentemente de uma casa ou apartamento, existe uma variedade maior de pontos que devem ser levados em conta para que seu negócio não seja prejudicado ou seu investimento desvalorizado.

Para te ajudar a escolher um novo endereço para sua empresa ou para investir em imóveis comerciais, listamos 7 itens que você não pode deixar de considerar antes de alugar ou comprar. Confira!

1. A projeção do futuro do negócio

Se você busca um imóvel para o seu negócio, é fundamental saber em que momento financeiro sua empresa está e também projetar a perspectiva de crescimento para os próximos anos.

Caso você tenha expectativa de grande avanço em um curto espaço de tempo, já saberá que não poderá escolher um imóvel limitado ou pequeno. Isso por que possivelmente terá que trocar de localização brevemente, gerando custos, mudanças de endereço em sites, redes sociais, papelaria. Ou seja, esteja atento ao porte atual e se o imóvel comporta um desenvolvimento acelerado.

2. A definição de um orçamento

Quando a avaliação do momento financeiro é feita, a escolha de um imóvel comercial é muito mais fácil, visto que certamente você terá um orçamento definido.

A definição do orçamento, inclusive, é fundamental para você analisar se será melhor alugar um imóvel comercial ou comprá-lo, além do limite máximo que poderá pagar pelo espaço. Para isso, faça um cálculo dos custos fixos e variáveis que sua empresa tem versus lucro, para avaliar se o orçamento será suficiente. Normalmente os custos com aluguel são os mais altos para uma empresa.

3. O conhecimento do seu público-alvo

Se investimento não é o problema para a sua empresa, tenha consciência de que o público-alvo é algo para se levar em consideração em primeiro lugar. Por isso, avalie se a região escolhida atrai o perfil de cliente desejado, se é movimentada, se possui fácil estacionamento, entre outros.

Tenha em mente que facilitar o acesso dos seus clientes ao seu endereço é importantíssimo para a fluidez dos negócios e, por isso, deve ser um norteador na escolha.

4. O potencial de crescimento e valorização da região

Caso você esteja buscando um imóvel para comprar para seu negócio ou para aproveitar as vantagens de investir em imóvel comercial, é importante se atentar às projeções econômicas da região além das projeções de crescimento cultural.

A equipe da Valore Imóveis, além de te ajudar a validar a precificação do imóvel, tem dados do potencial econômico das regiões em que é especialista (Centro Sul e Vila da Serra) e que podem influenciar nas estratégias da sua empresa. Um exemplo disso é a região do Vila da Serra que está em amplo crescimento e possui um público bem interessante para quem quer montar um negócio.

5. A pesquisa de preços dos imóveis comerciais

Por mais que você tenha se encantado com a localização e estrutura de um imóvel comercial de cara, lembre-se de pesquisar opções na vizinhança ou até mesmo em bairros similares.

Dessa forma, você garante que fará uma boa negociação  financeira para sua empresa ou um investimento imobiliário sem arrependimentos posteriores. Faça uma pesquisa na região, tente entender se existem outros negócios com o mesmo perfil, quem serão seus concorrentes, oportunidades e ameaças. Assim você diminui os riscos e gastos elevados com o aluguel, fator que influencia muito na saúde financeira de uma empresa.

6. A importância da documentação na escolha de imóveis comercial

Além de pesquisar preços, é preciso analisar também a documentação do imóvel na escolha do novo endereço da sua empresa.

Qualquer irregularidade, como ausência de alvará de funcionamento dos bombeiros, poderá acarretar danos financeiros e até consequências jurídicas. Por isso, se você estiver inseguro, fale com nossa equipe, afinal, muitas pessoas, na tentativa de economizar, acabam deixando de ter benefícios que uma imobiliária pode oferecer para contratar soluções mais em conta. Porém, é preciso avaliar se você terá atendimento presencial quando precisar, se terá um consultor experiente para negociar para você, acompanhamento jurídico e muito mais.

Entre em contato conosco que te auxiliaremos no passo a passo para comprar imóvel comercial, para alugar ou concluir seu investimento imobiliário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *