Conheça as vantagens e desvantagens de comprar um imóvel usado

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

vantagens-desvantagens-imóvel-usado

A aquisição de um imóvel é uma decisão e tanto, por isso, requer ampla pesquisa. Muitas pessoas apresentam dúvidas, por exemplo, na hora de comprar um imóvel usado. Tendo em vista o esclarecimento de todas as questões que circundam a escolha ideal, vamos mostrar nesse artigo as principais vantagens e desvantagens em adquirir este tipo de imóvel.

Quer conhecê-las? Então, continue a leitura e descubra!

Vantagens em adquirir um imóvel usado

Visão realista do imóvel

Ao contrário do que se teria ao adquirir um imóvel na planta, comprar um imóvel usado dá a possibilidade de saber exatamente como o imóvel será. Elementos como a iluminação, a localização, o tamanho dos cômodos, enfim, tudo pode ser analisado no processo da compra.

Já quando se decide comprar na planta, só resta ao comprador torcer para que o imóvel seja construído de acordo com o que está no desenho ou no decorado — o que nem sempre acontece. O imóvel usado permite que frustrações sobre o acabamento ou o tamanho do ambiente, por exemplo, sejam evitadas.

Melhor localização

A localização também é um ponto positivo quando se fala em imóveis usados. Isso porque, via de regra, esses imóveis estão mais bem localizados do que os imóveis novos.

Isso é uma questão de lógica: os terrenos bem localizados e mais próximos aos centros urbanos foram pegos primeiro, logo, os imóveis mais novos tiveram de ser construídos nos terrenos disponíveis que “sobraram”, que se encontram mais afastados, longe de áreas comerciais, por exemplo.

Preços mais atrativos

O preço também é uma vantagem ao adquirir um imóvel usado, pois a precificação no setor imobiliário funciona mais ou menos como na compra de carros. Quanto mais antigo, mais baixo o preço fica e maior é a possibilidade de negociação.

Espaços mais amplos

Talvez, uma das maiores vantagens em optar por um imóvel usado é a amplitude dos espaços. Há duas décadas, os ambientes eram construídos de maneira diferente, com paredes mais espessas — o que diminui os ruídos que vêm de fora —, com o teto mais alto e com os cômodos mais generosos em espaço.

Isso mudou junto com a visão comercial das empreiteiras, que preferem vender mais unidades, mesmo que cada uma delas fique superpequena e pouco confortável para os moradores. Logo, quando você opta por um imóvel usado, certamente poderá apreciar um lar mais espaçoso.

Desvantagens em adquirir um imóvel usado

Área de lazer menor

A construção de imóveis à moda antiga traz consigo essa pequena desvantagem. A área social é menor, pois o foco dessas construções é o espaço interno dos apartamentos. Portanto, quem faz questão de ter área com piscina, playground e churrasqueira, por exemplo, pode ver esse aspecto como um empecilho.

Necessidade de manutenção

As construções mais antigas têm, como consequência, instalações e tubulações mais desgastadas, o que pode ocasionar a necessidade de manutenção, refletindo-se em aumento no condomínio. Além disso, por haver menos utilização de tecnologias em comparação a algumas décadas atrás, os imóveis usados podem apresentar menos pontos de tomadas também.

Como tudo na vida, comprar um imóvel usado tem seus prós e seus contras. Mas as vantagens são muitas se você considerar a localização estratégia desses imóveis, o preço competitivo e os cômodos amplos. Analise com cuidado para ver qual tipo de imóvel atende seu estilo de vida. O importante é que você se sinta confortável ao tomar sua decisão.

Gostou deste artigo? Então, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais? Assim, você pode ajudar seus amigos que têm as mesmas dúvidas que você.

CTAs-02

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *