Apartamento pronto para morar: entenda as vantagens

Tempo de leitura: 6 minutos

Conseguir comprar um imóvel e ter um lugar próprio para chamar de seu, representa uma conquista enorme para muitas pessoas. Com o crescimento do mercado imobiliário, as possibilidades de tornar esse sonho em realidade são inúmeras. Hoje, você pode escolher entre adquirir um apartamento pronto para morar ou na planta.

Os critérios que o levarão a uma decisão definitiva variam bastante, mas todos devem ser analisados com cautela, afinal, o tipo de moradia que escolher será o seu lar por boa parte da sua vida. Se você não tem pressa de fazer a mudança, uma opção é esperar o projeto na planta ser finalizado. Do contrário, um imóvel pronto é a melhor decisão.

Com o objetivo de ajudar você a fazer essa importante escolha, elaboramos o artigo de hoje. Aqui, você verá os benefícios que comprar uma moradia recém-construída trazem. Confira!

Poder se mudar imediatamente

Optar pela aquisição de um imóvel, em vez do aluguel, representa mais segurança e estabilidade para família, sobretudo se pensarmos em uma moradia para longo prazo. E como é de se imaginar, depois de fechar negócio, você desejará se mudar quanto antes para um apartamento que é propriedade sua.

Decorá-lo do jeito que quiser e transformar cada ambiente em um espaço acolhedor é uma experiência única. Contudo, fazer tudo isso de imediato só é possível em uma construção já pronta. Portanto, se você deseja se mudar assim que adquirir a nova moradia, pense nisso.

Conhecer o imóvel com antecedência

Quem já passou pelo processo de visitação durante a compra de uma casa ou apartamento, sabe que essa é uma etapa essencial da pesquisa. Em um apartamento pronto, você conseguirá analisar cuidadosamente certos pontos, como o acabamento do teto, dos pisos, o funcionamento das torneiras, dos chuveiros, verificar todas as tomadas, conferir a localização, entre outros aspectos.

Já um apartamento ainda em construção, suas referências de como ficará são a planta, a maquete, o material descritivo, entre outras informações. Obviamente, o imóvel será entregue conforme foi apresentado, contudo, você só poderá ter a certeza de que gostou do resultado, após a finalização das obras.

Evitar dores de cabeça com obras

Outro benefício de um apartamento pronto para morar, é que ele dispensa qualquer transtorno com obras. Quando você adquire um imóvel na planta, ou em construção, terá que lidar com o risco de imprevistos, como atrasos nos prazos estipulados — segundo o IBEDEC (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo), 95% das obras são entregues com atraso — retrabalhos, falta de materiais ou, até mesmo, a paralisação temporária do projeto.

Claro, tudo isso estará previsto em contrato, além de todas as medidas cabíveis, mas nada disso nega que são situações bastante desagradáveis. Com uma residência já finalizada, você não terá que enfrentar nenhuma dessas ocorrências. Ela já está concluída, nova em folha para a sua comodidade.

Não ter que pagar taxas ou aluguéis

Ao comprar uma residência pronta, a única despesa que você terá de arcar, além dos custos do imóvel e os impostos, será o valor do condomínio e as eventuais parcelas do financiamento. Por falar nisso, conseguir o crédito para o financiamento de uma propriedade construída é muito mais fácil.

Se tiver condições de pagar a propriedade à vista, melhor ainda. Isso representará uma mudança drástica nos seus gastos, sobretudo, se você ainda mora de aluguel. Além disso, você não terá de pagar pela valorização do apartamento, o que ocorre em uma residência na planta.

Apesar de o preço menor, em comparação a um apartamento finalizado, em um projeto em andamento você terá que pagar as parcelas de entrada — que podem chegar a até 40% do preço total —, as taxas de entrega das chaves e garantir que poderá arcar com o restante do valor do imóvel. Este saldo devedor costuma sofrer reajustes a cada ano, que giram em torno do 6%, aumentando consideravelmente o total a ser pago.

Ou seja, adquirir um imóvel já pronto significa despesas menores. Mesmo que você prefira financiar, a possibilidade de ter que pagar altas parcelas é mínima, pois a norma é que as prestações não podem ultrapassar 30% da renda do comprador. Na hora da assinatura do contrato, a instituição financeira orientará você sobre as melhores condições de pagamento conforme o seu estilo de vida.

Aproveitar uma estrutura completa

Mais uma grande vantagem de comprar um imóvel finalizado é usufruir de sua infraestrutura concluída. Seja em um imóvel antigo ou recém-entregue, toda a estrutura e acabamentos foram planejados e executados bem antes de você receber as chaves. Qualquer dificuldade ou transtorno foi resolvido e modificado na etapa de construção. Então, você só precisará aproveitar as facilidades de um ambiente finalizado.

Em uma propriedade nova, reparos e manutenções  não serão necessários tão cedo. Os encanamentos, a rede elétrica, os tubos de gás e qualquer outro item estrutural do apartamento se manterá conservado por bastante tempo. Em uma residência usada, você só terá de arcar com as taxas de manutenção periódica, que costumam estar inclusas no valor do condomínio.

Sem surpresas desagradáveis

Como dissemos, em uma residência na planta, você só poderá conferir se ficou satisfeito com o que foi entregue depois das obras finalizadas. Quando estiver tudo pronto, você ainda poderá precisar reformar algum ponto da casa, seja porque determinado cômodo não ficou com o esperado ou por fins puramente estéticos.

Em um apartamento concluído e disponível para a mudança, você já verificou todos as suas particularidades durante a visitação, então, não correrá o risco de surpresas desagradáveis. Portanto, qualquer obra que vier a fazer, será porque você decidiu e se planejou para isso, e não porque houve a necessidade.

Comprar um apartamento pronto para morar pode ser muito mais vantajoso do que esperar pela finalização de um ainda na planta. Se esse imóvel for recém-construído, então, os benefícios são ainda maiores. Além de poder se mudar imediatamente, você aproveitará de uma estrutura de ponta e não terá que se preocupar com reparos por um bom tempo. Por isso, não perca tempo e comece já a sua pesquisa!

Gostou deste artigo? Então, entre em contato com a Valore Imóveis para conhecer nossos empreendimentos finalizados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *