9 curiosidades sobre o bairro Sion em BH

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

bairro-sion-em-bh

O Sion é, sem sombra de dúvidas, dos bairros mais conhecidos e desejados da região centro-sul de Belo Horizonte. A localização privilegiada que proporciona alta qualidade de vida, as várias opções de lojas e restaurantes e sua proximidade com áreas movimentadas e cheias de vida (como a Savassi, por exemplo), são alguns dos motivos que fazem com que ele seja um dos melhores bairros para se morar.

Mas você sabia que ele também tem suas peculiaridades? Descubra no post abaixo algumas curiosidades deste tão prestigiado bairro!

1. A origem do seu nome

Sion era um colégio de boa reputação, destinado exclusivamente à educação de meninas e moças da alta sociedade belo-horizontina. Foi em torno dele que o bairro Sion cresceu e, por isso, recebeu esse nome. Até hoje, o prédio que abrigou a escola funciona como centro educacional, só que agora sob a denominação de Colégio Santa Doroteia.

2. Seu IDH

Essa é uma curiosidade que também é motivo de orgulho: de um lugar pouco desenvolvido, o Sion se transformou em um dos bairros mais valorizados de toda BH. Quem lembra dele há três décadas fica até mesmo espantado com tanto crescimento.

Atualmente, o bairro está entre os principais em qualidade de vida da região centro-sul da cidade, tendo sido o lugar com maior IDH de toda Belo Horizonte: 0,973.

3. Os vizinhos nobres

O Sion está ao lado de alguns dos bairros mais cobiçados de Belo Horizonte: Savassi, Anchieta, Cruzeiro, Mangabeiras e São Pedro — lugares desenvolvidos e prósperos como ele próprio!

E, para chegar a essa região onde estão reunidos esses pontos altos de BH, é muito fácil: basta utilizar as emblemáticas vias de acesso que existem ao seu redor, como as avenidas Nossa Senhora do Carmo, Do Contorno, Afonso Pena e Bandeirantes.

4. Contrastes que estão por toda parte

O Sion apresenta a beleza natural de um lugar que tem como pano de fundo a imponência da Serra do Curral, em claro contraste à arrojada arquitetura produzida pela engenhosidade humana, representada pelos modernos empreendimentos que vemos em quase todas as suas ruas.

5. A Mata das Borboletas

Quem vai ao Sion, se surpreende quando descobre que o bairro conta com uma imensa área verde em meio à selva de concreto: a Mata das Borboletas. Uma curiosidade sobre ela é que esse nome se deve a grande quantidade de borboletas que por lá esvoaçam.

6. As pracinhas

Há muitas praças na região, destacando-se a charmosa Praça Nova York (entre as ruas República Argentina e Washington) e a movimentada Praça Alaska (No encontro das ruas Califórnia, Patagônia e Av. Bandeirantes). Ambas possuem lojinhas, lanchonetes e barzinhos, o que atrai moradores tanto de dia quanto de noite.

7. Qualidade de vida

Com o grande desenvolvimento que apresentou, principalmente nas duas últimas décadas, o bairro Sion caiu no gosto das pessoas que prezam uma vida saudável. Além de ter várias academias, no bairro está a simpática Avenida Bandeirantes.

Ponto de encontro de atletas e amadores, a avenida é conhecida por ser um bom local da prática de exercícios físicos. Além disso, lá existem várias lojas e pequenos restaurantes de produtos naturais.

8. Tudo por perto

Nada falta ao conforto de quem escolhe viver no Sion. As opções são muitas e incluem várias opções de entretenimento, indo desde a vida noturna movimentada da Pium-í, passando pelos muitos bares e restaurantes que fazem da localidade referência em divertimento — a exemplo da cozinha internacional do Pacífico Bar Café — até as inúmeras atrações dos centros comerciais que funcionam no bairro e em seus arredores.

9. Ruas com nomes latino-americanos

Chicago, Chile, Flórida, Estados Unidos, Groenlândia: esses lugares são também nomes de ruas do Sion, assim como Uruguai, Canadá, Montevidéu e Costa Rica. O bairro tem vários logradouros com nomes que homenageiam as Américas.

Agora que você já conheceu as curiosidades do Sion em BH, o próximo passo é fazer uma visita e ver de perto por que ele é um dos preferidos dos mineiros! Assim, será fácil conferir como a vida ali transcorre descomplicada e para lá de gostosa!

Gostou do post? Baixe agora o e-book Checklist completo para comprar imóvel em BH e saiba como adquirir o seu novo imóvel!

CTAs-02

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *