Vale a pena comprar um apartamento no térreo?

Tempo de leitura: 4 minutos

A aquisição de uma unidade em prédios residenciais mescla um conjunto de escolhas. Mas as mais comuns são facilidade de acesso ao apartamento e a vista das janelas.

Apesar dos benefícios de um apartamento térreo serem diversos,  estes dois pontos são os que mais pesam para alguém que considera comprar apartamento no térreo. 

Mas, será que realmente vale a pena abrir mão de uma vista melhor? Deixe para responder a essa pergunta no final de deste artigo.

Os principais prós para comprar apartamento no térreo

Existem diversas vantagens para adquirir uma unidade habitacional no andar térreo. Muitas delas já abordamos no artigo Quais as vantagens de morar em um apartamento térreo?.

Mas vamos elencar mais algumas para tirar todas as suas dúvidas. 

Preços mais atraentes

Preço mais baixo é quase uma lei para apartamentos no térreo. Ainda que, muitas vezes, tenham uma área útil maior, em comparação com as demais unidades, eles têm valores menores, principalmente, por causa da vista prejudicada. Trata-se também de ótimas unidades para alugar, visto que o aluguel é mais barato.

Locomoção facilitada

Morar no térreo é uma facilidade tremenda para quem mora em torres com muitos apartamentos. Não ter que ficar esperando elevadores ou subir escadas é um ponto muito positivo para quem quer comprar apartamento no térreo e também algo para se levar em conta na hora de comprar um imóvel para pessoas com necessidades especiais ou na melhor idade.

Área útil, geralmente, maior

área privativa
Área privativa

Mesmo que a vista não seja panorâmica, em quase todos os empreendimentos imobiliários há um bônus para quem opta pelas unidades do térreo: maior área útil, com espaço externo privativo, o que possibilita uma área de churrasco e até mesmo a instalação de piscina e um jardim bonito. 

Ou seja, mais espaço para a família se divertir e ter momentos ao ar livre. Ideal para quem tem crianças ou pessoas na melhor idade em casa. 

Múltiplas entradas

Por geralmente terem uma área externa privativa, apartamentos no térreo podem contar com uma entrada extra, oferecendo mais praticidade e até privacidade entre os moradores do mesmo apartamento.

Os contras para fugir de uma unidade no térreo

Como nem tudo são flores, é preciso avaliar os pontos negativos antes de comprar apartamento no térreo para não se arrepender.

Excesso de ruídos

Seja pelo fato de todo mundo passar pela sua porta para subir para os andares superiores ou pela proximidade das janelas com a rua, apartamento no térreo é garantia de barulhos que geralmente a cobertura não tem.

Se isso for um problema grave para você, é possível usar algumas estratégias para barrar os sons externos, como a instalação de um revestimento acústico e janelas especiais.

Iluminação natural deficiente

Se o prédio estiver localizado próximo a outros edifícios ou mesmo se houverem muitas árvores nas áreas em comum ao redor da torre, é possível  que a iluminação natural do imóvel seja prejudicada.

Contra isso, não há muito o que ser feito. É preciso se conformar no inverno e se contentar no verão, afinal, dificilmente o ambiente ficará muito quente por causa da incidência da luz solar.

Menos privacidade

Com janelas muito baixas, as famílias que moram em unidades do térreo precisam se acostumar com um grau menor de privacidade. Afinal, qualquer tom de voz mais alto pode ser ouvido na parte externa.

Se houver alguma área externa estendida, é bom lembrar que ela poderá ser coberta para evitar olhares indesejados ou até mesmo queda de resíduos das unidades superiores.

Vista desprivilegiada

área privativa

Geralmente tida como principal justificativa para não comprar apartamento no térreo, a vista do bem pode ser prejudicada por outras torres, muros e árvores.

No entanto, se você tem uma área externa privativa e optou por não escolher condomínio com opção de lazer, vale ressaltar que um belo jardim pode compensar a falta da vista da região.

Como pode ver, comprar apartamento no térreo oferece tanto vantagens como também desvantagens, dependendo de suas preferências e interesses no imóvel.

E se você gostou da ideia e quer conhecer as opções disponíveis na Valore, fale com nossa equipe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *