Cozinha com ilha: conheça esse layout e veja seus benefícios

Tempo de leitura: 4 minutos

Em geral, o imóvel ideal é aquele que, além de beleza e conforto, traz peças de mobiliário e equipamentos que facilitam a rotina dos moradores. A cozinha com ilha é uma combinação que se destaca nesse quesito, afinal de contas, ela é funcional e tem inúmeras utilidades.

Tradição nas residências norte-americanas, a ideia de adicionar um elemento central em um dos ambientes mais utilizados da casa vem ganhando a atenção dos brasileiros.

Se quer entender melhor os detalhes e as vantagens desse tipo de projeto, continue com a gente. Separamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Características da cozinha com ilha

Extremamente versátil, esse tipo de cozinha se caracteriza por conter uma estrutura alta no centro, conhecida como ilha. Ela é como se fosse uma espécie de balcão, mesa ou bancada, e normalmente vem equipada com armários embutidos, pia e torneira.

Dependendo da necessidade do usuário, ela também pode ter fogão, forno, máquina de lavar louças e depurador. Em imóveis pequenos, a ilha costuma substituir a mesa de jantar ao receber banquetas altas e uma área adicional para as refeições.

A complexidade do projeto varia de acordo com a quantidade de itens e de eletrodomésticos inseridos. É importante planejar cada detalhe com cuidado, a fim de definir a localização das tubulações de água, de esgoto e de luz que precisam chegar à ilha e que são essenciais para que tudo funcione corretamente.

O elemento central pode ser construído com diferentes materiais, como madeira ou concreto, e receber diversos tipos de revestimento. No tampo, vale usar pedras naturais (como mármore ou granito) ou até mesmo peças de cerâmica ou porcelanato.

Vantagens da cozinha com ilha

Por ser planejado, esse modelo de cozinha se adapta a qualquer estilo decorativo presente na residência. A seguir, veja outros benefícios que você pode obter ao investir em um novo projeto ou comprar um imóvel que já tem cozinha com ilha.

Espaço adicional para guardar itens

Uma ilha central com armários e prateleiras é a solução perfeita para quem tem pouco espaço para guardar louças e utensílios de cozinha. O ideal é apostar em diferentes compartimentos (gavetas, portinhas) para organizar os objetos e manter tudo no devido lugar.

É claro que a quantidade de nichos e a capacidade de armazenagem serão definidas pelo tamanho e pelo formato da ilha. Esta, por sua vez, deve respeitar a área de circulação da cozinha e ter altura adequada para garantir o conforto do usuário. Considere as seguintes medidas:

  • altura ideal — entre 75 e 110 cm;
  • largura e profundidade — podem variar, desde que não interfiram no corredor de passagem (distância entre a ilha e outros móveis). O ideal é deixar, no mínimo, 100 cm livres para a passagem das pessoas.

Integração de ambientes distintos

Outro ponto positivo da ilha central está na possibilidade de integrar ambientes. Se estiver inserida em uma proposta de cozinha americana, melhor ainda. O motivo é simples: diferentemente de uma parede, esse elemento separa áreas distintas sem bloquear a visão.

O resultado é uma cozinha que se relaciona totalmente com o cômodo mais próximo, seja ele um hall de entrada, uma sala de estar/jantar ou até mesmo uma varanda. Isso estimula o convívio, melhora a interação e permite que as pessoas conversem ou troquem olhares, mesmo estando em espaços diferentes.

Mais beleza e funcionalidade

Por fim, esse tipo de projeto é capaz de otimizar a decoração. A ilha pode se tornar um componente de destaque e agregar valor ao imóvel. Quando não estiver em uso, pode oferecer apoio a itens decorativos, como um arranjo de flores, ou ser combinada com outros recursos, a exemplo de um jogo de luminárias pendentes.

A funcionalidade da cozinha com ilha está na possibilidade de concentrar tudo perto da área de trabalho. Isso significa que, para o morador, fica mais fácil transitar pelo local ou pegar os objetos necessários para preparar suas receitas.

E você? Acha que esse tipo de cozinha pode ser útil ou valorizar ainda mais a residência? Deixe um comentário no post e expresse sua opinião!

Oportunidades Valore Imóveis com cozinha com ilha, confira!

Apartamento de 2 quartos, 221,00m² à venda no Vila da Serra | R$ 1.980.000,00

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *