Já ouviu falar em especulação imobiliária? Entenda o que é e como funciona!

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você é um investidor ou acompanha o mercado imobiliário já deve ter ouvido falar em especulação imobiliária. Essa é uma das formas mais adotadas por quem conhece este segmento e pode garantir um bom retorno financeiro.

A especulação imobiliária é o ato de investir em imóveis que podem ser terrenos, shoppings centers, centros comerciais ou edifícios. O investidor, neste caso, especulador, aposta em um imóvel visando a sua valorização futura para obter ganhos com sua venda ou aluguel.

Entendendo o conceito do que é a especulação fica mais fácil compreender como funciona este mercado. Quem sabe você não se interessa por esse tipo de negócio e escolhe um imóvel como possibilidade de ter boa rentabilidade futura? Continue lendo para saber mais!

Como funciona a especulação imobiliária?

É importante saber que o ato de investir em imóveis como forma de rentabilização não é sinônimo de obter lucro imediato, como acontece quando você já aluga um bem e recebe o dinheiro mensalmente.

Na especulação, o lucro e a vantagem são obtidos por meio da valorização futura; é preciso ter uma visão de longo alcance. Consiste em, efetivamente, apostar naquele imóvel como uma promessa de que aquela região valerá mais no futuro.

O que influencia esse tipo de especulação?

Para que essa alta que citamos acima aconteça, vários fatores relacionados ao mercado imobiliário devem ser considerados pelo investidor. Acompanhe alguns deles!

Melhoria da infraestrutura local

É quando uma região oferece melhores condições de vida e convívio para a população. Por exemplo, quando investem-se em boas condições de transporte, no desenvolvimento do comércio, nas opções de lazer, entre outros.

Essas são vantagens competitivas que atraem muitos comerciantes, moradores e empresas para a área. Assim, os investidores entendem que a localidade tende a prosperar e apostam em empreendimentos como uma forma de obter lucro com o passar do tempo.

Crescimento demográfico

Foto: Revista Encontro

Falamos em melhoria na infraestrutura e outro aspecto muito relacionado a este é o consequente crescimento demográfico e populacional da região. Isso representa a mudança positiva do número de habitantes de uma localidade.

Se a área está crescendo é porque está sendo reconstruída, revitalizada ou novos campos estão sendo explorados no local. Isso pode acontecer também porque há novos investidores apostando no entorno, o que impulsiona a relação oferta x demanda.

Valorização de terrenos e imóveis

Não podemos falar na relação oferta e demanda, mencionada acima, sem levar em conta uma boa consequência disso: a valorização dos imóveis da localidade. Quanto mais pessoas estão procurando lugar para morar ou trabalhar na região, mais o bem valerá.

Ou seja, quando a demanda é alta, há escassez de ofertas. É aí que o investidor obtém seus lucros, aumentando o preço do imóvel para compra ou venda, garantindo a supervalorização e a vantagem do negócio.

Percebeu como a especulação imobiliária pode ser um tipo de investimento muito vantajoso se você tiver uma visão de longo alcance e adotar as estratégias certas? 

Gostou de saber como funciona a especulação no mercado de imóveis e ficou interessado nesse jeito de fazer negócio? Que tal apostar em uma das melhores regiões de Belo Horizonte e investir neste segmento promissor? Aproveite e fale com a gente!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *