Região Centro-Sul de BH: conheça seus principais diferenciais

Tempo de leitura: 3 minutos

Escolher um novo bairro para morar é um passo importante e muito estratégico. Talvez até mais do que escolher o novo apartamento.

Entre todas as regiões da capital mineira, a Região Centro-Sul se destaca em BH por diversos motivos — o que justifica como está o mercado de locação residencial e comercial na região Centro-Sul de BH.

Neste artigo estão relacionados os principais diferenciais que farão você considerar essa região para morar.

Os bairros são recheados de história

A região Centro-Sul BH comporta boa parte dos bairros mais antigos da capital mineira, como Funcionários, Lourdes, Cruzeiro, Sion e Savassi, por exemplo.

Se você tiver curiosidade sobre a história desses bairros, pode conferir no “Histórias de Bairros – Belo Horizonte: Regional Centro-Sul”, produzido pelo Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte.

Nestes bairros, encontramos pontos como o Minas Tênis Clube (Lourdes e Mangabeiras) e a Praça da Liberdade (Funcionários), que ilustram diversos romances famosos — como “O Encontro Marcado”, de Fernando Sabino, e “Hilda Furacão”, de Roberto Drummond.

Por terem sido os primeiros bairros de Belo Horizonte, a cidade acabou por crescer ao redor deles, tornando-os os bairros com a melhor localização da capital.

História e modernidade lado a lado nas ruas

Os bairros da Região Centro-Sul BH são únicos por sua história, mas também por serem foco de modernidade e tecnologia.

Um exemplo disso é o San Pedro Valley, conglomerado de startups de tecnologia que se originou no bairro São Pedro e que faz alusão ao Vale do Silício (Califórnia, Estados Unidos), berço de empresas como Apple e Microsoft.

Nas ruas do Lourdes, do Funcionários e da Savassi, não é raro se deparar com o contraste de construções antigas — muitas tidas como patrimônio histórico — e arranha-céus modernos, como o Savassi Tower, o maior edifício residencial de BH, com 37 andares.

O futuro chega primeiro na Região Centro-Sul BH

Por ser formada pelos bairros com maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), como o Lourdes e Santo Agostinho (0,955) ou Funcionários e Savassi (0,954), a Região Centro-Sul costuma receber as novidades da cidade antes dos demais bairros.

Isso pode ser observado pelo lançamento dos mais modernos serviços de mobilidade disponibilizados nos últimos anos, como os apps de aluguel de bicicletas e patinetes elétricos (Yellow e Green).

Além deles, os serviços de motorista particular (Uber e Cabify) também começaram suas operações nos bairros dessa região, antes de expandirem para o restante da cidade.

A região mais segura da cidade

Apesar de a Região Metropolitana de Belo Horizonte incluir bairros com altas taxas de criminalidade, bairros como o Santo Antônio e Lourdes registraram, entre 2015 e 2017, índices equivalentes ao de países desenvolvidos, como Portugal e Canadá.

Segundo levantamento atualizado em Agosto de 2018, bairros como Comiteco, Cruzeiro, Anchieta, Carmo e Funcionários apresentam taxa de homicídios de 0,0 por 100 mil habitantes.

Além do IDHM maior, a segurança na região reflete a presença mais ostensiva dos órgãos de proteção, como a Polícia Militar e a Guarda Municipal, deixando os moradores mais tranquilos.

Bairros com praticidade no sobrenome

Os bairros da região Centro-Sul da cidade, de modo geral, são muito bem desenvolvidos e oferecem tudo o que seus moradores precisam.

Dois bons exemplos são os bairros Anchieta e Sion, em que os residentes de suas casas e edifícios residenciais são atendidos por parques — Julien Rien (Anchieta), Mata das Borboletas e Parque JK (Sion) — e pontos comerciais distribuídos, respectivamente, pelas avenidas Bandeirantes, Francisco Deslandes e Uruguai e por aí vai.

Se estes quatro pontos não são suficientes para você se decidir pela Região Centro-Sul BH, confira mais 8 razões para morar na Zona Sul de Belo Horizonte. E não se esqueça de contar com a Valore Imóveis para escolher o melhor imóvel para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *