Vistoria cautelar de imóveis: qual a importância?

Tempo de leitura: 3 minutos

O processo de locação de imóveis é cheio de detalhes. Apesar de muitas pessoas acharem que são desnecessários, é preciso ter atenção a cada um deles, como a vistoria de imóveis.

Havendo o cuidado em garantir o cumprimento de cada etapa desse processo, os riscos de problemas – desde os simples até os mais complexos.

 

O que é a vistoria de imóveis

A vistoria de imóveis é um conjunto de avaliações minuciosas que atesta o estado do imóvel disponível para venda ou locação.

Por ser um processo em que não há obrigatoriedade da participação de um engenheiro, ele pode ser feito por um termo de vistoria, dispensando os custos de um laudo técnico.

 

Os itens que compõem o termo

Durante essa vistoria, o profissional responsável colherá informações a fim de emitir um documento que ateste a situação atual de diversos aspectos do imóvel.

Entre estes aspectos, podemos relacionar:

Descrição e caracterização do imóvel

O profissional deve avaliar o espaço e validar se o que foi descrito nos documentos do imóvel confere com a caracterização real dele.

Elementos estruturais

Itens como barras, vigas, pilares, lajes e outras partes da fundação estrutural são analisados no imóvel de forma que possam ser validados com as informações da planta.

Varandas e sacadas

A conferência da presença e dimensões das varandas e sacadas é realizada sob o aspecto de comprovação destes itens de grande valor no projeto arquitetônico de um imóvel.

Pisos, paredes, forros e tetos

Acabamentos de paredes, pisos, forros e tetos são vistoriados de modo que o que se tenha prometido no projeto do imóvel seja cumprido na entrega dele.

Instalações hidrossanitárias

Um dos pontos mais importantes da vistoria cautelar de imóveis é avaliar o encanamento, considerando seu estado de conservação e identificando necessidades de manutenção já no ato da verificação.

Instalações elétricas

Assim como as instalações hidrossanitárias, a vistoria da afiação elétrica, desde a chegada da rede até a dispersão de sobrecargas, por meio da presença do aterramento, é fundamental.

Portas e janelas

A situação de portas e janelas também é parte importante desse tipo de vistoria de imóveis, pois atesta a viabilidade do uso destes itens e até mesmo a segurança do imóvel.

Mobília

Quando você vai locar um imóvel mobiliado, é fundamental fazer um exame detalhado de todos os itens constantes no mesmo, uma vez que os itens precisarão ser entregues da mesma forma em que foram recebidos.

 

A importância de vistoriar tais itens

Ter certeza de que está se mudando para um imóvel de qualidade e seguro, é uma preocupação de qualquer inquilino ou interessado em adquirir um imóvel.

Oferecer uma vistoria cautelar do imóvel é um passo que transmite confiança ao novo proprietário/inquilino e resguarda o proprietário de questionamentos futuros – principalmente aqueles decorrentes da má utilização da estrutura do imóvel.

Por isso tudo, é de extrema importância realizar esse tipo de vistoria para registrar o que está sendo entregue, certificando que não há falhas técnicas ou estruturais.

É importante também ressaltar que essa vistoria do imóvel costuma ser benéfica para a vizinhança, uma vez que valida o bom estado do empreendimento.

Infelizmente, boa parcela da população ainda desconhece a importância da vistoria cautelar de imóveis. Por isso é indispensável contar com uma imobiliária antenada às necessidades de seus clientes, como a Valore Imóveis e faz uma rigorosa vistoria, garantindo a satisfação de ambos os lados.

Se tiver alguma dúvida, deixe-a nos comentários ou entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *