12 rápidas dicas de convivência em condomínio residencial para 2020

Tempo de leitura: 5 minutos

O ano mal começou e já estamos com um pé em março. As listas para esse novo ano brotam por todos os lados, listas de dieta, listas de  planejamento e por aí vai. O fato é que o ser humano adora fazer listas e ir dando check (✓) a cada atividade concluída.

Então, para quem mora ou está se mudando para um condomínio residencial, elaboramos uma lista com rápidas dicas de convivência para deixar seu 2020 mais leve e harmonioso com a vizinhança.

Mas é importante lembrar que a boa convivência é um exercício constante. Não basta fazer apenas uma vez.

1. Os demais moradores merecem respeito, assim como você

Não apenas para a convivência em um condomínio residencial, o respeito é essencial em qualquer lugar e ocasião. Trate o outro com educação e gentileza.

2. Nem todo mundo gosta de pets

Se seu condomínio não tem claras regras para animais, a Constituição Federal tem: o dono do imóvel tem direito à posse (inclusive de pets), mas é preciso respeitar as regras de silêncio, higiene e trânsito nas áreas em comum.

3. Dê a César o que é de César

O pagamento da taxa de condomínio é fundamental para conservação das áreas em comum, como as áreas de lazer do condomínio. Não deixe de pagar se não quiser correr o risco de ser impedido de usá-las.

4. Você não quer seu carro danificado

Ninguém deseja ter um bem danificado ou seu espaço limitado. Por isso é importante respeitar o espaço alheio da vaga de garagem do condomínio e estacionar ou manobrar com cuidado seu veículo. Respeitar o espaço do outro começa na garagem!

5. Condomínio residencial não é a casa da mãe Joana

Ainda que você não conheça os vizinhos, outras pessoas moram ou irão morar no mesmo condomínio que você. Portanto, após às 22 horas é essencial respeitar a lei do silêncio. Afinal, nem todo mundo é notívago. Lembre-se também de não arrastar cadeiras e usar sapatos de salto dentro do apartamento. O vizinho de baixo não vai gostar muito do barulho.

6. Visita boa avisa que vem e vai embora

Os condomínios costumam ter regras quanto ao recebimento de visitas, como identificação e até períodos de entrada e saída, mesmo em prédios com portaria 24 horas. É preciso respeitar, pois nem todo mundo gosta de estranhos transitando no espaço em comum e usufruindo de suas áreas de lazer.

7. Se você não educar suas crianças, o mundo educa

Criança é um ser cheio de energia, mas que deve ser contida em espaços públicos, principalmente para respeitar os demais moradores. Não deixe seus filhos serem vistos como inconvenientes, nem nos espaços kids.

8. Trate bem os funcionários do condomínio

Os profissionais de manutenção e gestão do condomínio residencial devem ser tratados com cordialidade. Afinal, nem seus funcionários devem ser desrespeitados, por que os empregados do condomínio deveriam?

9. Relaxado em casa, um lorde elegante nas áreas em comum

Se você gosta de manter um estilo despojado dentro de casa ou do seu apartamento, é uma preferência sua, mas não transitar de pijama ou roupas íntimas pelo espaço em comum ou áreas de lazer é regra básica, pois pode não ser agradável para quem mora no mesmo condomínio residencial.

Também tenha cuidado com janelas ao transitar pela casa. Afinal, os vizinhos não são obrigados a ver um nude quando quiserem dar uma respiradinha.

10. Organizando bem, todo mundo festeja

Se você tem acesso a salão de festas, áreas de churrasqueiras e espaços que compartilha com os demais moradores, é importante respeitar as regras de reserva para que todos possam usufruir de seus direitos de uso.

11. Condomínio residencial não é comércio

Outra básica dica de convivência é para que fim você usa o imóvel: se é residencial, atividades comerciais não são permitidas. Você pode até trabalhar home office, mas deixe para receber clientes ou visitas comerciais em um cowork ou em uma cafeteria.

12. Fumar é um ato particular

Em algumas cidades, o tabagismo é proibido até em áreas públicas. O importante é o bom senso: você fuma. Os seus vizinhos podem não gostar nem do cheiro do cigarro ou do narguilé, pior ainda de bitucas de cigarro no pátio.

Além disso, muitas pessoas possuem sérios problemas respiratórios e o cigarro aumenta as chances de uma crise.

Dica extra: Você não está em grupo da família

Hoje em dia é muito comum usar grupos de WhatsApp para manter o contato entre os inúmeros vizinhos dos grandes condomínios residenciais. Mas é importante lembrar que você deve manter o respeito também no ambiente virtual e não desperdiçar o tempo alheio com memes e discussões de religião, futebol ou política. Evite se envolver em discussões e bate-bocas desnecessários, a confusão pode ficar séria.

Como pode ver, um condomínio residencial pode ter várias regras que devem ser seguidas à risca para que sua conduta não seja pontuada.

Se você não está preparado para morar em um apartamento, pode procurar casas individuais no site da Valore Imóveis. Mas é preciso lembrar que mesmo casas em condomínio fechado têm regras.

Compartilhe essas dicas de convivência com quem você acha que extrapola as regras onde você mora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *