Infiltração na parede: resolva antes de alugar ou vender um imóvel!

Tempo de leitura: 3 minutos

Um dos problemas mais comuns e que mais geram dores de cabeça tanto para locadores como para locatários são as infiltrações nas paredes do imóvel.

Elas geram mofo, fazem a pintura descascar e podem danificar a estrutura do bem, o que pode causar até acidentes graves com o tempo e até mesmo problemas de saúde.

Mas, como resolver uma infiltração na parede do imóvel antes de alugar ou vender o bem e não ter o negócio barrado em uma visita cautelar?

Identificando as causas da infiltração na parede

Para poder solucionar essa complicação antes de alugar ou vender um imóvel é preciso identificar a causa do problema.

Afinal, certamente você não quer apenas “maquiar” a infiltração para gerar problemas posteriores que podem trazer prejuízos muito maiores.

Então, o primeiro passo é verificar se não há um perigo escondido (rede hidráulica ou tubulação) para validar se não se trata de algum encanamento com vazamento dentro da parede.

Se não houver encanamento na região da infiltração, é preciso aprofundar a investigação, alisando a parte externa da estrutura. Infiltrações externas podem acontecer a partir de respingos de goteiras de calhas em época de chuvas, mantendo a estrutura muito úmida e gerando as incômodas infiltrações e até mesmo mofo.

Telhas quebradas ou falha na impermeabilização da laje também podem escoar água das chuvas para as paredes, gerando bolor e o estofamento do acabamento.

Mas a causa mais comum de infiltrações são as paredes muito próximas ou mesmo dividindo os imóveis. Essa situação é muito corriqueira em imóveis antigos, onde os proprietários queriam aproveitar o terreno em sua totalidade e acabavam construindo paredes encostadas em muros, terrenos mais altos ou em outras paredes. A falta de escoamento muitas vezes gera grandes problemas de umidade, infiltração e até mesmo desabamento.

Formas de resolver uma infiltração

Após identificar a causa da infiltração, é preciso definir o plano de ação para resolver o problema antes de vender ou alugar o imóvel.

Se houver encanamento na parede, a única saída é quebrar a estrutura para confirmar o problema e resolvê-lo.

Na ausência de encanamento, a tratativa do problema pode ser menos onerosa e, geralmente, mais fácil de resolver.

Verifique as calhas, pois o fluxo de água deve estar desobstruído para não transbordar a água das chuvas. Além disso, a junção das calhas pode precisar de manutenção, principalmente se forem de metal.

O telhado deve ser vistoriado também, pois a simples instalação de uma antena de TV pode trincar ou quebrar alguma telha de cerâmica e causar as famosas goteiras em sua casa.

Se a parede prejudicada é pouco exposta ao sol ou recebe pouca ventilação, talvez seja necessário recorrer a um arquiteto para definir a melhor forma de resolver o problema.

Agora, para resolver infiltração na parede que está exposta à chuva, você pode tanto construir uma cobertura para protegê-la ou aplicar um acabamento impermeabilizador.

A impermeabilização pode ser feita em toda a parede para evitar que a estrutura sofra com a umidade.

Como é possível ver, resolver infiltração na parede antes de alugar ou vender um imóvel é importante e, inclusive, é um dos itens que devem ser considerados na avaliação do imóvel para melhorar o valor venal dele. E se você vai alugar, esse pode ser um problema que vai gerar grandes dores de cabeça, por isso, resolva antes de locar seu imóvel.

Após resolver esse problema, conte com a Valore Imóveis para agilizar a venda ou o aluguel do seu imóvel, sempre com as melhores negociações do mercado imobiliário. E se precisar de ajuda técnica, lembre-se, conte com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *