Qual a importância da organização do imóvel para locação?

Tempo de leitura: 4 minutos

Organização do imóvel para locação: qual a real importância?

Quem compreendeu que investir em imóvel em Belo Horizonte é uma boa ideia e agora precisa alugá-lo para rentabilizar seu investimento, pode se deparar com o seguinte questionamento: o que fazer para destacar o meu imóvel em meio a tantos outros?

Existem diversas formas de sair na frente da concorrência, mas uma que valoriza seu imóvel sem ter que reduzir o valor do aluguel é a organização do imóvel para locação. Já existe até uma técnica voltada para isso: o home staging.

Então, saiba como fazer o seu imóvel conquistar os locatários interessados à primeira vista.

 

A importância da organização do imóvel para locação

Como afirma o professor de Neuromarketing da ESPM, Rubens Sant’Anna, “somos seres visuais na essência. Ou seja, o que nossos olhos captam se tornam fatores importantes na tomada de decisão.

Exatamente por isso, a organização do imóvel para locação é tão importante. O proprietário precisa tornar a experiência da visita do futuro locatário em um momento de prazer e emoção.

A organização do espaço, além de demonstrar zelo pelo imóvel, ainda pode transmitir uma dezena de emoções para o interessado em alugar seu apartamento ou sua casa. Tudo isso porque o nosso cérebro é facilmente influenciável por imagens.

 

Dicas de home staging para alugar seu apartamento

O home staging é uma técnica já popular desde os anos 1970, nos Estados Unidos, mas que apenas recentemente começou a ser adotada no Brasil.

Trata-se de um conjunto de recomendações que fazem com que um imóvel seja melhor visto pelos interessados e, assim, mais desejado.

A promessa desta técnica é influenciar a valorização de um imóvel e viabilizar o aluguel ou até mesmo a venda de apartamentos e casas mais rapidamente.

Confira algumas dicas para aplicar no seu imóvel:

1. Prepare o imóvel para as visitas

Seja seu antigo imóvel ou um que você acabou de adquirir para alugar, prepará-lo para receber as visitas é o primeiro passo.

Faça os reparos necessários, deixe a pintura impecável e o ambiente sem cheiro de tinta ou de mofo. Capriche também na iluminação e no uso de espelhos para ampliar os espaços.

Essa é a base quando se quer valorizar um imóvel e obter o máximo de lucro com o aluguel dele, além de facilitar a vistoria no processo de locação.

2. Use uma decoração impessoal

Como somos seres visuais, se preocupar com a aparência do local que queremos alugar é importante.

Usar decorações muito pessoais acabam prejudicando esse processo, pois o interessado em alugá-lo sentirá que aquele espaço é seu (ou de quem mora lá) e não se projetará vivendo nele.

Por isso, é importante optar por uma decoração impessoal, sem fotos ou pinturas intimistas, para que o visitante se sinta na casa dele nesse momento.

3. Mantenha a organização do imóvel para locação ou venda

Ainda que seu imóvel esteja bem localizado e que você tenha optado por uma bela decoração impessoal, se o espaço não estiver bem organizado, as chances de fracasso serão maiores.

Isso porque a organização do imóvel transmite tranquilidade para quem está desejando mudar para aquele espaço.

Afinal, entrar em um espaço desorganizado limita a nossa imaginação e pode provocar um desânimo ou desconforto com a necessidade de organizar aquele local antes de se mudar para lá.

 

Indo além da organização

O Neuromarketing estuda os efeitos das ações de Marketing com base em nossas funções neurais, que são ativadas principalmente pelos nossos cinco sentidos.

Por isso, há profissionais que recomendam receber os interessados em seus imóveis com um bolo no forno. Isso tende a ativar as emoções mais profundas das pessoas através do olfato, de forma que elas se sintam em um lar e bem recebidas.

Você pode até achar que tudo isso não inspira credibilidade. Mas uma pesquisa da National Association of Realtors (NARS), divulgada no Estadão, afirma que o home staging é um método que torna a conclusão de uma transação imobiliária até 50% mais rápida.

Então, fique de olho na organização do imóvel para locação e encante seus futuros inquilinos, minimizando a rejeição pelo apartamento que você deseja alugar. Ah, e conte com a Valore Imóveis para isso. Além de uma equipe preparada para lhe dar todo o suporte necessário, contamos com parceiros na área de arquitetura que podem lhe dar dicas de como melhorar a imagem do seu imóvel. Fale com a gente e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *