Saiba tudo sobre o bairro Santo Antônio em BH

Tempo de leitura: 10 minutos

Conhecido por suas ruas arborizadas, casas com arquitetura de época e pela agitada vida noturna, o bairro Santo Antônio em BH é, de longe, um dos mais famosos e tradicionais da capital mineira. Não é por menos: além de contar com tudo isso, esse importante local na região centro-sul de Belo Horizonte também traz várias opções de comércio, escolas e praças para quem mora por lá.

Ficou interessado em saber mais sobre esse pedacinho da cidade? Então confira o post especial que fizemos sobre ele!

A história do bairro Santo Antônio em BH

Habitado inicialmente por moradores vindos das cidades de Queluz de Minas, Cordisburgo e Barbacena, o Santo Antônio foi um dos primeiros bairros da cidade a ser construído fora do perímetro da Avenida do Contorno. Com sua vocação residencial e posição estratégica, ele fazia parte de um dos poucos pontos do bondinho de BH e se tornou um dos queridinhos da capital.

Justamente por ser um dos mais antigos, ele ainda mantém um ar mais tradicional, com jeitinho de cidade do interior, casas e pequenos comércios locais. Essa característica pode até ter se abrandado um pouco depois que começaram a ser construídos os primeiros prédios da região, por volta da década de 70, mas nem mesmo a verticalização parcial do bairro foi capaz de tirar o charme e a nostalgia do Santo Antônio.

Essa mistura entre tradição e modernidade acabou fazendo muito bem à região, já que hoje é possível aproveitar tanto a tranquilidade de suas ruas repletas de árvores e pracinhas — como a famosa Praça Cairo — quanto a badalação dos bares e das lojas que existem na área.

Vale lembrar que o bairro ficou marcado nas cenas do simpático filme brasileiro “O Menino Maluquinho”, adaptação de Helvécio Ratton à história de Ziraldo, e também pela clássica vaquinha que estampa a rua Leopoldina.

O dia a dia de quem mora no Santo Antônio

O fato é que quem por lá mora simplesmente adora! Isso porque, como mencionamos, o bairro junta o melhor de dois mundos: o ar e a tranquilidade de uma BH de outros tempos com a facilidade de dispor de todas as necessidades atuais.

Não faltam farmácias, mercados, hortifrutis, lojinhas e restaurantes na área, que se estende por muitos quarteirões da cidade e beira outros bairros interessantes (tais como Santa Lúcia, São Pedro, Cidade Jardim e Luxemburgo). Mesmo assim, por ter um estilo de comunidade, as pessoas podem fazer de tudo bem pertinho de casa, às vezes até a pé (dependendo da topografia das ruas ao redor).

Além disso, é um dos bairros com maior número de acessos a outras partes da cidade, o que é excelente para quem trabalha ou estuda e precisa chegar rapidamente a outros pontos de BH.

Podemos dizer, portanto, que o morador do Santo Antônio busca praticidade para fazer suas tarefas do dia a dia, um local urbanizado, mas com clima de interior e uma boa versatilidade de opções — que vai desde uma pracinha para a família até um restaurante badalado.

O comércio e os serviços da região

Além de contar com a proximidade do Shopping Pátio Savassi bem ali ao lado — em frente à avenida do Contorno —, o bairro Santo Antônio em BH também ganha pontos no quesito comércio local.

O bairro abriga estabelecimentos como o Verdemar (uma das redes de supermercado mais completas de BH) e a tradicional padaria Cataguases, na rua Paulo Afonso. Isso tudo sem falar do excelente número de farmácias, escolas e academias que existem na região.

Também existem vários centros comerciais bem pertinho do Santo Antônio, como na limitação entre o Cidade Jardim e o Luxemburgo, na famosa Avenida Prudente de Morais. Ali podemos encontrar galerias e shoppings de rua ideais para umas comprinhas mais rápidas, que não obrigam você a passar o dia em um grande estabelecimento de compras.

Ao mesmo tempo, próximo da Copasa existem várias opções de academia, armazéns e também restaurantes, agradando todos os membros da família sem sair do bairro.

Vantagens do bairro Santo Antônio

Além de tudo o que já falamos existe uma vantagem que é bem exclusiva desse bairro: a relação custo-benefício. Por contar com uma topografia de aclives e declives, é possível encontrar imóveis com preços bem mais competitivos do que em outras áreas adjacentes. Isso torna o preço do metro quadrado do Santo Antônio um dos mais interessantes da região Centro-Sul, o que pode garantir que você encontre um imóvel melhor por um valor menor do que em outras regiões semelhantes.

Por fim, é importante falar que o bairro continua mantendo sua vocação residencial, mesmo tendo aumentado seu número de empreendimentos comerciais. Isso garante que as ruas ainda sejam silenciosas, distanciando-se do caos de outras regiões mais movimentadas. Ainda assim, isso não significa que seja um local parado, já que algumas vezes ao ano suas ruas sediam pequenas feiras e até mesmo desfiles de bloquinhos de carnaval.

Essas, com a facilidade de acessos e várias opções de comércio e serviços, são algumas das maiores vantagens do bairro.

Principais points

Quem quer morar em um lugar com boas opções de vida diurna e noturna pode se dar muito bem ao apostar no Santo Antônio, afinal, o que não falta por lá são praças, bares, cervejarias e restaurantes de qualidade. Quer conhecer algumas boas opções?

Praça Cairo

Como citamos no início do texto, esse é um espaço público bastante conhecido na região, ideal para quem gosta de passar tempo ao ar livre, sair com os pets ou levar os filhos ou netos para brincar ou praticar esportes fora de casa.

Bacon Paradise

Gosta de um bom e delicioso hambúrguer gourmet? Então o Bacon Paradise, na Rua Teixeira de Freitas, é uma excelente pedida para ter perto da sua casa!

Cervejaria Seu Romão

Outro lugar que não fica devendo nada para os cervejeiros de plantão é a tradicional cervejaria Seu Romão, localizada na Rua São Romão. O lugar é recheado com ótimos tira-gostos e uma variadíssima carta de cervejas.

Gostou dessas opções? Olha que nem citamos todas, já que no Santo Antônio ainda tem o Bar do Edinho, o Via Cristina, o Pixinga’s e até alternativas para os fãs de cozinha oriental.

Como você pode ver, o bairro Santo Antônio tem de tudo: tranquilidade, conforto e ótimas opções para todas as idades, com o melhor custo-benefício da região e em um ponto super estratégico da cidade. Portanto, que tal colocá-lo na sua mira na hora de planejar a mudança?

Mais alguns pontos sobre o bairro Santo Antônio em BH

Um pouco mais da história do bairro Santo Antônio

Um fato curioso sobre a história do bairro Santo Antônio é que o seu nome foi dado em homenagem à Paróquia de Santo Antônio que, por mais irônico que pareça, se encontra na vizinhança e não no próprio bairro em si. Também é por lá que ficava o primeiro reservatório de água da cidade, chamado popularmente como “Caixa d’água”.

Mesmo em 1930, o local já apresentava suas feições residenciais e sua arquitetura, assim como ocorre nos dias de hoje. Não demorou muito tempo para que fosse construída uma linha de bonde chamada Santo Antônio, corroborando o seu nome. E, em meados da década de 70, os prédios e condomínios começaram a ganhar espaço no cenário de suas ruas.

Geralmente, quem optar por morar nessa região está em busca de boa qualidade de vida, mas sem abrir mão de uma localização central, ou seja, de uma casa que esteja razoavelmente “perto de tudo” o que realmente interessa em Belo Horizonte. E isso, sem sombra de dúvidas, o bairro Santo Antônio proporciona.

As opções de lazer do bairro Santo Antônio

O bairro Santo Antônio em BH também chama a atenção dos corretores imobiliários mineiros por conta das inúmeras opções de lazer que ele tem, bem como as excelentes alternativas de entretenimento que o local e seus vizinhos podem proporcionar. Definitivamente, a região centro-sul é o coração da capital.

Um dos pontos altos é o Pátio Savasssi, que fica ali perto e é frequentado por famílias e jovens, tanto por conta das lojas que negociam as melhores marcas, como também pelos cinemas e a movimentada praça de alimentação. Seus estabelecimentos comerciais variados atendem plenamente a toda a vasta clientela, com maestria.

Quando o assunto é gastronomia, a coisa não muda de figura e o bairro Santo Antônio tem inúmeros negócios de destaque. Um deles é o requintado Paradiso, que é um restaurante voltado, ao mesmo tempo, para as culinárias francesa e italiana. Ele fica situado na rua Leopoldina, que é uma das mais importantes vias da região.

O restaurante Ni Hao também vem ganhando espaço no circuito gastronômico de BH. Ele é especializado em cozinha japonesa, que está muito em voga no momento, e costuma ficar sempre cheio, especialmente nos finais de semana e feriados, muito por conta do seu excelente serviço de self-service.

Já o Eloi Bistrô, que também vem fazendo bastante sucesso na capital, tem o seu foco na gastronomia contemporânea. Além de pratos deliciosos e ingredientes de primeira qualidade, o estabelecimento encanta a todos os visitantes com o seu ambiente e conta com a medida certa de elegância e aconchego.

Para os mais informais, vale destaque para a Mercearia Lili e o Beb’s Bar. O primeiro, como o nome já diz, trata-se de uma verdadeira mercearia, com petiscos que ganharam o coração dos moradores do bairro Santo Antônio. Já o Beb’s é o ponto de encontro da juventude, com excelentes opções de espetinhos, cervejas, música e muita diversão.

Ah, e se você está pensando em mudança e quer saber mais sobre essa e outras importantes regiões de BH, que tal assinar a nossa newsletter?

 

Oportunidades Valore Imóveis à venda nessa região, confira!

Apartamento de 2 quartos, 83,00m² à venda no São Pedro | Valor: R$790.000,00

Apartamento de 4 quartos, 237,00m² à venda no São Pedro | R$ 1.980.000,00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *