O que fazer para conseguir comprar um imóvel antes dos 30 anos?

Tempo de leitura: 5 minutos

O sonho de comprar um imóvel antes dos 30 anos se tornou comum entre os jovens. Existem diversos fatores que podem influenciar a decisão, como: a vontade de sair da casa dos pais, quando a pessoa está casada ou se casará em breve e a pressão social para conseguir uma moradia até essa idade.

Contudo, trata-se de uma decisão que precisa ser tomada com cautela, planejamento e critério. Afinal, o financiamento de um imóvel é algo de longo prazo e que vai comprometer parte significativa de sua renda.

Para auxiliar você nesse processo, elaboramos o conteúdo a seguir. Confira algumas dicas que o ajudarão a comprar um imóvel antes dos 30 anos. Boa leitura!

Por que comprar um imóvel antes dos 30 anos?

Muito além de um anseio por liberdade ou da pressão para adquirir uma casa até os 30 anos, como prega a sociedade, a compra de um imóvel é algo que deve ser planejada desde cedo, facilitando o alcance desse objetivo.

Geralmente, não existem tantos compromissos financeiros nessa idade, pois a maioria ainda mora com os pais. Isso permite reservar uma parte da sua renda que, posteriormente, pode ser utilizada na aquisição de um imóvel.

Outra questão importante é o tempo. Quanto antes você conseguir iniciar o financiamento (ou conseguir uma carta de crédito), mais cedo terá quitado, o que possibilita utilizar esse investimento como entrada em um imóvel ainda melhor no futuro.

É claro que nem todo mundo se enquadra nessa realidade, mas, com um pouco de esforço é possível realizar esse sonho. Veja algumas sugestões abaixo:

Crie um planejamento financeiro

Você sabe, com exatidão, o quanto gasta em contas fixas e itens supérfluos durante todo o mês? Quando se pensa em planejamento financeiro, essa resposta precisa estar na ponta da língua. Anotar todas as despesas durante o mês, cortar o que não é essencial e analisar para onde seu dinheiro está indo é uma ótima maneira de começar a economizar.

Quem busca juntar dinheiro para comprar um imóvel antes dos 30 anos precisa direcionar seus esforços para economizar ao máximo. Em vez de ir para um barzinho, por exemplo, você pode comprar as bebidas no mercado e reunir os amigos em casa, ou limitar os passeios com um custo mais significado durante o mês.

Outra medida é separar parte do seu salário e guardá-la em uma poupança. Quando tiver reunido uma boa quantia, coloque-a em um fundo de investimentos para fazê-la render ainda mais.

Mas de nada adiantará se você perder o foco ou não estiver determinado a alcançar seu objetivo. É preciso se controlar para não cair em tentação e gastar suas reservas em algo que não era necessário.

Pense nas necessidades a longo prazo

Para a compra de um imóvel, você deve avaliar quais serão suas necessidades no longo prazo. Caso pretenda ter filhos, uma casa com apenas um cômodo pode não ser a melhor opção.

Também é preciso analisar outros pontos, como proximidade do local de trabalho, disponibilidade de transporte público, condição do imóvel (na planta, novo ou usado) e opções de lazer. Todos esses fatores influenciarão no valor de compra.

Muitas vezes, é melhor começar com uma propriedade simples e um pouco mais afastada do que pleitear algo maior, mas muito mais caro.

Busque uma fonte alternativa de renda

Você sabe fazer algo que possa vender ou fazer para complementar sua renda? Isso mesmo: suas habilidades (artesanato, consultoria, aulas particulares etc) podem ajudar a alcançar seu objetivo. Atualmente, é possível gerar renda até mesmo pela internet, portanto é provável que você encontre algo que o agrade e reforce seus ganhos no final do mês.

Outra opção é se desfazer daquilo que não usa mais, como roupas, materiais esportivos e até eletrônicos que estão no fundo da gaveta. Passe a enxergar tudo como uma possibilidade de ganhar dinheiro para alcançar seu objetivo.

Conte com um coach financeiro

Se você é do tipo de pessoa que tem dificuldades para poupar dinheiro ou certo receio em investir, procurar um coach financeiro é uma boa opção. Esse profissional é capaz de mostrar o melhor caminho, lhe ensinar a realizar um planejamento eficaz e incentivá-lo a dar esse passo.

O que levar em consideração ao buscar um financiamento?

Ao buscar por um financiamento, é necessário levar uma série de fatores em conta, como renda mensal, estabilidade no trabalho, valor acumulado para dar entrada, outras fontes de renda etc. Assim, é importante realizar uma pesquisa e entender melhor sobre o assunto. Confira algumas informações importantes:

Parcelas intermediárias

Pesquise em diversas instituições financeiras, avalie o que cada uma oferece e verifique, principalmente no caso de imóveis na planta, se existem parcelas intermediárias (geralmente, a cada seis meses). Elas acumulam com a parcela mensal e os custos referentes à escritura.

Compra x aluguel

Mais um fator a ser levado em conta é se vale a pena comprar um imóvel ou simplesmente locar e colocar o dinheiro em fundos de investimento que renderão mais, trazendo vantagens em termos financeiros.

Lembre-se de que, legalmente, a parcela de um imóvel não pode comprometer mais de 30% da sua renda total. Se você conseguir usar menos do que isso, é ainda melhor.

Filhos

Caso pretenda ter filhos, atente ao prazo de pagamento de todas as parcelas (que pode chegar a 35 anos de duração).Pois, quando seus filhos alcançarem a faixa dos 18 anos, os custos serão ainda maiores, levando em consideração os gastos com faculdade e outras necessidades.

Comprar um imóvel antes dos 30 anos pode ser algo desafiador. Mas, economizando, tendo disciplina e mantendo o foco, esse sonho é totalmente possível de ser alcançado, dependendo apenas de você.

Agora que você já viu nossas dicas, que tal ficar por dentro de mais informações? Fale com a gente e esteja preparado para conquistar sua casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *